Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Guilherme Farinha: «Objectivo é alcançar o primeiro lugar e continuar na corrida ao Mundial-2022»

    As eliminatórias para o Mundial de futebol de 2022 que vai decorrer no Catar prosseguem neste mês de Outubro. Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal e Brasil ainda estão na corrida para o apuramento.

    No continente africano:

    Os Djurtus, que lideram o Grupo I com quatro pontos, deslocam-se a Marrocos a 6 de Outubro num jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos antes do play-off de acesso ao Mundial de 2022.

    Em entrevista à RFI, Guilherme Farinha, director técnico da Federação guineense de futebol, afirmou que o objectivo é alcançar o primeiro lugar e continuar na corrida ao Catar-2022.

    Recorde-se que a Guiné-Bissau empatou a uma bola frente à Guiné Conacri e vencer por 2-4 frente ao Sudão.

    Quanto aos Tubarões Azuis deslocam-se à Libéria num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo C a 7 de Outubro.

    Na tabela classificativa a Nigéria lidera com seis pontos, enquanto Cabo Verde está no terceiro lugar com um ponto.

    Recorde-se que Cabo Verde empatou a uma bola frente à República Centro-Africana e perdeu por 1-2 frente à Nigéria.

    No que diz respeito aos Mambas deslocam-se aos Camarões a 8 de Outubro num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo D.

    Na tabela classificativa, a Costa do Marfim lidera com quatro pontos. Os moçambicanos estão no quarto e último posto com um ponto.

    Moçambique empatou sem golos frente à Costa do Marfim e perdeu por 1-0 frente ao Malawi.

    Por fim, os Palancas Negras recebem o Gabão a 8 de Outubro num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo F.

    Na tabela classificativa a Líbia lidera com seis pontos. Angola ocupa o último lugar e ainda não pontuou.

    Recorde-se que Angola perdeu por 1-0 frente ao Egipto e também perdeu por 0-1 frente à Líbia.

    Recorde-se que a primeira selecção de cada grupo segue para a terceira fase de apuramento para o Mundial de 2022 no Catar.

    Cristiano Ronaldo, avançado e capitão da Selecção Portuguesa.
    (© AFP – PATRICIA DE MELO MOREIRA)

    No continente europeu:

    A Selecção portuguesa recebe o Luxemburgo a 12 de Outubro num jogo a contar para a sexta jornada. Portugal lidera o Grupo A com 13 pontos após 5 jogos realizados.

    No continente sul-americano:

    A Selecção brasileira desloca-se ao terreno da Venezuela. Na tabela classificativa, o Brasil, com oito triunfos em oito jogos, tem 24 pontos, enquanto os argentinos seguem na segunda posição com 18.

    Passamos às outras modalidades:

    O Campeonato do Mundo de futsal da FIFA terminou na Lituânia no domingo 3 de Outubro. Pela primeira vez na história, Portugal arrecadou o título de Campeão Mundial de futsal, vencendo na final da prova a Argentina por 2-1 em Kaunas na Lituânia.

    Primeiro título mundial para Portugal que é o actual detentor do título de Campeão da Europa conquistado em 2018.

    De notar que a Selecção brasileira de futsal terminou no terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze, após o triunfo por 4-2 frente ao Cazaquistão.

    O melhor marcador da competição foi o brasileiro Ferrão com 9 golos, enquanto o português Pany Varela terminou no segundo lugar com 8 golos apontados.

    Quanto a Ricardinho, internacional português, foi eleito melhor jogador do Mundial.

    O Campeonato do Mundo de futsal da FIFA decorreu na Lituânia com a presença de três selecções lusófonas: Portugal, Brasil e Angola.

    No futebol europeu:

    O Paris Saint-Germain continua a ser o líder isolado do Campeonato francês da primeira divisão com 24 pontos.

    No entanto, os parisienses sofreram a primeira derrota na temporada à nona jornada. O PSG foi derrotado por 2-0 na deslocação ao terreno do Rennes.

    O clube parisiense tem 24 pontos, mais seis do que o Lens que venceu por 2-0 o Reims. O Lille, actual detentor do troféu de Campeão de França, ocupa actualmente o 8° lugar com 14 pontos, a dez do líder parisiense, isto após o triunfo por 2-0 frente ao Marselha.

    De notar que o mítico presidente do Marselha, Bernard Tapie, que levou o clube à conquista da única Liga dos Campeões alcançada por um clube francês em 1993, faleceu no domingo 3 de Outubro com 78 anos, vítima de doença prolongada.

    Na Liga Portuguesa, o detentor do título de Campeão, o Sporting Clube de Portugal, venceu por 1-2 na deslocação ao terreno do Arouca e ocupa o segundo lugar com 20 pontos, os mesmos pontos que o FC Porto que derrotou por 2-1 o Paços de Ferreira, isto após a oitava jornada. No primeiro lugar está o Benfica com 21 pontos, isto apesar da derrota por 0-1 frente ao Portimonense.

    Na Liga Espanhola, na oitava jornada, o Real Madrid perdeu por 2-1 na deslocação ao terreno do Espanyol de Barcelona. Na tabela classificativa, os ‘Merengues’ lideram com 17 pontos, os mesmos que o Atlético Madrid, detentor do título, que venceu por 2-0 o FC Barcelona, e que a Real Sociedad que empatou a uma bola frente ao Getafe. Quanto ao FC Barcelona ocupa o 9° lugar com 12 pontos.

    Na Liga Inglesa, na sétima jornada, o Manchester United empatou a uma bola frente ao Everton e perdeu a liderança na tabela classificativa ocupando agora o 4° lugar com 14 pontos, os mesmos que o Manchester City, actual detentor do título, que empatou a duas bolas na deslocação ao terreno do Liverpool. Os ‘Reds’ com este empate ocupam o segundo lugar com 15 pontos, a um ponto do líder o Chelsea que venceu por 3-1 o Southampton.

    Bernard Tapie, antigo Presidente do Marselha, faleceu a 3 de Outubro de 2021.
    (© Emmanuel DUNAND AFP)

    No ciclismo:

    A prova ciclista francesa Paris-Roubaix, vertente masculina, decorreu no passado domingo, 3 de Outubro, entre Compiègne e Roubaix numa distância de 257,7 quilómetros. O ciclista italiano Sonny Colbrelli (Bahrain – Victorious) venceu a prova, superiorizando-se ao sprint ao belga Florian Vermeersch (Lotto Soudal) e ao holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).

    Na vertente feminina, na primeira edição da prova, a britânica Elizabeth Deignan (Trek-Segafredo Women) venceu, superiorizando-se à holandesa Marianne Vos (Team Jumbo-Visma Women) e à italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo Women).

    É o ponto final neste Magazine Desporto.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema