Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Estados Unidos-China

    Como serão, após a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, as relações entre esse país e a China? Essa é, possivelmente, a grande incógnita do futuro imediato no plano das relações internacionais, com repercussões autenticamente globais.

    A verdade é que a China saiu reforçada, para já, da actual crise pandémica, por duas razões. A primeira foi a maneira como soube lidar com o novo coronavírus, pondo em execução um plano nacional unificado para combater a sua disseminação.

    A segunda foi a sua rápida recuperação económica, apesar da Covid. “A China foi a única economia mundial que cresceu 2,3 por cento durante a pandemia”, lembra a pesquisadora brasileira Melissa Cambuhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Os dois países, entretanto, continuam a disputar a liderança do comércio e da economia mundiais. Os primeiros sinais apontam para a continuidade, por parte da nova administração americana, da política de confronto com Pequim. Por isso, os EUA ficaram agastados com o recente acordo entre a União Europeia e a China, após sete anos de complexas negociações.

    A maioria dos observadores considerou a decisão europeia, impulsionada pela Alemanha, como uma manifestação de autonomia, o que poderá ser benéfico para o equilíbrio geopolítico mundial.

    Duas questões políticas estão no centro da atitude da administração Biden em relação à China, pelo menos nestas primeiras semanas: a repressão dos uiguires por parte de Pequim e a situação em Hong Kong.

    Os referidos temas são considerados pelas autoridades chinesas como sendo estritamente “problemas internos” do país, o que é obviamente discutível, mas a análise precisa de ponderar.Assim, o Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou no recente Fórum Económico Mundial, em Davos: – “Não há civilização humana sem diversidade e diferenças históricas. Em vez do ódio e do preconceito, a escolha certa é a coexistência pacífica”.

    O factor tecnológico desempenha também um papel decisivo na polarização sino-americana. Refiro-me à tecnologia 5G. “Sem 5G não existe indústria 4.0”, lembrou Melissa Cambuhy.

    De facto, a mesma é essencial para ter acesso às novas inovações que permitirão o aumento da produtividade e do valor agregado. Ou seja, o 5G terá uma implicação directa na sofisticação produtiva.Recorde-se, aqui, que a China, cuja empresa líder neste sector é a Huawei, já está envolvida com a elaboração da tecnologia 6G.

    A influência externa é o terceiro domínio onde os dois países disputam actualmente a liderança. Há anos que a China tem vindo a estabelecer relações com um conjunto crescente de países em vários continentes, a fim de combater a hegemonia americana. A aproximação com a Rússia também faz parte desse jogo.

    Devido ao aumento da influência internacional chinesa, incluindo em África, mas não só, os adversários de Pequim têm acusado o país de ter uma política imperialista.

    Outros observadores, contudo, lembram que, enquanto a China faz investimentos no exterior, os EUA mantêm uma série de bases militares em todo o mundo. Para esses observadores, aquela acusação é “absurda”.

    Para finalizar, há um assunto em relação ao qual os dois países parecem condenados a cooperar: as mudanças climáticas. Disse Xi Jinping em Davos: – “Só há uma Terra e um futuro compartilhado pela humanidade.

    Precisamos ficar juntos, dar as mãos e deixar o multilateralismo guiar-nos”. John Kerry, o czar do ambiente nomeado por Biden, disse a mesma coisa, por outras palavras, algumas semanas depois.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema