Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Alemanha quer transmitir experiência em autarquias

    O presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günther, manifestou ontem, em Luanda, a disponibilidade daquele país europeu em transmitir a Angola experiências em matéria de realização de eleições autárquicas, escreve o JA.

    O líder do Bundesrat falava na abertura das conversações oficiais entre delegações do Parlamento angolano e do Conselho Federal alemão, na sede da Assembleia Nacional, em Luanda.

    O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o líder federal alemão, Daniel Günther, presidiram as conversações entre delegações dos dois países, que duraram cerca de duas horas.

    “Estamos em Angola para a troca de experiências. Penso que ambos temos muito a aprender. Acompanhamos, com bastante interesse, o desenvolvimento de Angola, sobretudo, em relação à reforma do Estado, no quadro da realização das primeiras eleições autárquicas no próximo ano”, afirmou o presidente do Conselho Federal da Alemanha.

    Ao descrever alguns aspectos do processo federal, Daniel Günther indicou que a troca anual da presidência do Conselho Federal espelha bem o federalismo naquele país.

    O líder representativo dos 16 Estados federados da Alemanha esclareceu que estes Estados dentro da República Federal possuem um processo legislativo próprio e, ao mesmo tempo, participam no processo legislativo a nível federal.

    O líder federal Daniel Günther manifestou o interesse daquele país em cooperar em sectores como a Saúde, Energia e Produção Alimentar.

    O líder federal defendeu o aumento da cooperação bilateral e dos investimentos mútuos, como forma de beneficiar os dois países e povos.

    Crescimento da economia

    Daniel Günther mostrou-se impressionado pela forma dinâmica como tem estado a crescer a economia angolana, sobretudo nos sectores Económico e Social, apesar de ter vivido uma longa guerra civil.
    O responsável disse que a visita a Angola está a ser acompanhada com “muito interesse” da parte da imprensa alemã pela quantidade de pedidos de entrevista que lhe chegam de diferentes órgãos de comunicação social daquele país.

    A visita a Angola, referiu, é uma retribuição da deslocação oficial do Presidente da República, João Lourenço, à Alemanha, no ano passado. “Era importante retribuir esta visita quanto antes”, afirmou Daniel Günther, que augura para o próximo ano o incremento de visitas mútuas de alto nível.

    O presidente do Conselho Federal da Alemanha aceitou a ideia avançada pelo líder da Assembleia Nacional angolana de aprofundar a cooperação com o Estado alemão de Schleswig-Holstein.

    Demonstração de amizade

    Na abertura das conversações oficiais, o presidente da Assembleia Nacional disse que a visita da delegação alemã ao país demonstra o valor que aquele país atribui às relações bilaterais de amizade, solidariedade e cooperação com Angola.

    Ao enaltecer a grandeza do país europeu, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que a “Alemanha é conhecida como uma grande escola e exemplo de como um Estado assolado pela guerra se reconstrói, tornando-se numa importante voz no concerto das Nações.”

    Segundo Fernando da Piedade Dias dos Santos, a Alemanha também é conhecida pela sua “grande capacidade de protagonizar feitos históricos relevantes para a humanidade”, apontando como exemplo o processo de unificação do país após a II Guerra Mundial.

    Fernando da Piedade Dias dos Santos considerou que a aposta na inovação tecnológica para o asseguramento da competitividade do Estado de Schleswig-Holstein, de que Daniel Günther é presidente, deve constituir para Angola fonte de inspiração para “voos” que pretende efectuar no capítulo da competitividade da economia.

    Com o Estado de Schleswig-Holstein, Fernando da Piedade Dias dos Santos considera que Angola pode aproveitar capacidades nas áreas da inovação digital e das infra-estruturas de alta tecnologia.

    Fernando da Piedade Dias dos Santos manifestou a intenção de Angola em aprofundar as relações de cooperação parlamentar com aquele país europeu, acrescentando que a visita, hoje, da comitiva alemã à FILDA pode abrir caminho para o sector privado.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema