Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Vendedoras da Mabunda resistem a transferência para o mercado

    As vendedoras do mercado do peixe “Avó Mabunda” resistem ao processo de transferência para o novo espaço comercial, num processo iniciado, hoje, terça-feira, no âmbito da prevenção da cólera que ameaça aquela parte do litoral do distrito da Samba, município de Luanda.

    O processo de transferência abrange igualmente as embarcações de pesca industriais, para o porto pesqueiro.

    O ministério da saúde informou recentemente que as águas do mar daquele local encontram-se contaminadas com o vibrião colérico, transmissor da cólera, tendo desaconselhado o consumo do pescado daquela circunscrição.

    Face a situação, a comissão administrativa da cidade de Luanda, como medida de prevenção, determinou que a partir de hoje o exercício da actividade comercial do pescado deve ser feita única e exclusiva no interior do mercado, inaugurado no fim do ano passado.

    O mercado tem capacidade para albergar os mais de mil trabalhadores que aí exercem a actividade comercial.

    De recordar que os vendedoras abandonaram o novo mercado horas depois da sua inauguração.

    A presidente da comissão administrativa da cidade de Luanda, Maria Nelumba, disse que em conjunto com o ministério das Pescas, ficou acordado a transferência das embarcações industriais para o porto pesqueiro, onde o produto poderá ser desembarcado em melhores condições.

    A responsável explica que a instalação de um de posto de transformação de energia eléctrica para possibilitar a entrada em funcionamento da fábrica de gelo, a limpeza com as empresas afins são outras das medidas em curso para a organização do mercado pesqueiro.

    O mercado pesqueiro é composto por duas naves para a venda a retalho de peixe fresco, seco e hortícolas.

    Tem compartimentos para a arrecadação de artefactos de pescas de apoio aos pescadores, dois contentores frigoríficos para a conservação do pescado, equipamentos para o tratamento das águas residuais, para o uso doméstico e para fazer gelo, entre outras condições. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema