Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Deputados apostam em nacionais para a resolução da lagoa de Talatona

    A contratação de uma empresa nacional para instalação de um equipamento que assegure a manutenção da bacia de retenção das águas residuais e pluviais do município de Talatona, em Luanda, foi uma das recomendações deixadas quinta-feira, pelo grupo de deputados do MPLA que visitou aquela circunscrição .

    A bacia de retenção transbordou na sequência das últimas chuvas de Maio, tendo deixado condomínios inundados, a via principal interditada ao trânsito, até hoje, devido a falta de bombagem que causou o transbordo da lagoa, deixando a estrada esburacada e com lagoas profundas.

    Os deputados constataram igualmente a paralisação das obras, por mais de dois anos, da biblioteca municipal, do hospital materno infantil do bairro da Honga, falta de medicamentos, de técnicos e estruturas precárias em algumas instituições de saúde de Talatona.

    Em declarações à imprensa, a coordenadora do grupo de parlamentares, Aldina da Lomba Katembo, disse que para além de constatar as condições de trabalho e funcionamento das estruturas do partido, foi também fazer uma avaliação dos projectos sociais em curso no município que visam a melhoria das condições sociais da população.

    Conversar com os militantes sobre o processo de implementação das autarquias locais preparar as estruturas partidárias para que estejam preparadas, dar o contributo no pacote legislativo para que a implementadas das mesmas sejam um facto, fora outros dos objectivos traçados pelos representantes do povo.

    A acção de constatação semelhante decorreu igualmente no município Cacuaco, coordenada pelo deputado Roberto de almeida, que apelou os militantes a reforçarem o trabalho de mobilização para as eleições autárquicas de 2020.

    Ao esclarecer o eleitorado sobre o processo de implementação das eleições autárquicas, explicou que as mesmas constam da agenda política do MPLA de 2018 que pretende fazer uma governação com o povo, onde as actuais administrações municipais terão a designações de assembleias municipais.

    Prosseguiu dizendo que o governador provincial será nomeado pelo Presidente da República, mas este por sua vez perderá a competência de nomear os administrador municipais, cabendo tal responsabilidades aos moradores do município, residente na mesma área e pessoa de um determinado partido através do voto.

    Reconheceu que a implementação das autarquias vai permitir o desenvolvimento dos munícipes na medida em que cada morador sabe e sente melhor os problemas que a circunscrição vive.

    Com as receitas arrecadadas localmente poderão financiar os projectos indispensáveis para a melhoria de vida dos munícipes.

    Acrescentou ainda que o programa de auscultação decorre em simultâneos em todo o país nível dos 164 municípios e abrange todos deputados com acento parlamentar até dois de Junho do ano em curso.

    A nível do município o grupo parlamentar inteirou-se dos problemas que vivem os munícipes, nomeadamente: da energia e água, vias de comunicações, construção de infraestruturas sociais nos quatro distritos urbanos, de Cacuaco, Mulenvos de Baixo, Sequele, Kicolo e da comuna da Funda. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema