Sexta-feira, Maio 10, 2024
22.5 C
Lisboa
More

    Deputados apostam em nacionais para a resolução da lagoa de Talatona

    A contratação de uma empresa nacional para instalação de um equipamento que assegure a manutenção da bacia de retenção das águas residuais e pluviais do município de Talatona, em Luanda, foi uma das recomendações deixadas quinta-feira, pelo grupo de deputados do MPLA que visitou aquela circunscrição .

    A bacia de retenção transbordou na sequência das últimas chuvas de Maio, tendo deixado condomínios inundados, a via principal interditada ao trânsito, até hoje, devido a falta de bombagem que causou o transbordo da lagoa, deixando a estrada esburacada e com lagoas profundas.

    Os deputados constataram igualmente a paralisação das obras, por mais de dois anos, da biblioteca municipal, do hospital materno infantil do bairro da Honga, falta de medicamentos, de técnicos e estruturas precárias em algumas instituições de saúde de Talatona.

    Em declarações à imprensa, a coordenadora do grupo de parlamentares, Aldina da Lomba Katembo, disse que para além de constatar as condições de trabalho e funcionamento das estruturas do partido, foi também fazer uma avaliação dos projectos sociais em curso no município que visam a melhoria das condições sociais da população.

    Conversar com os militantes sobre o processo de implementação das autarquias locais preparar as estruturas partidárias para que estejam preparadas, dar o contributo no pacote legislativo para que a implementadas das mesmas sejam um facto, fora outros dos objectivos traçados pelos representantes do povo.

    A acção de constatação semelhante decorreu igualmente no município Cacuaco, coordenada pelo deputado Roberto de almeida, que apelou os militantes a reforçarem o trabalho de mobilização para as eleições autárquicas de 2020.

    Ao esclarecer o eleitorado sobre o processo de implementação das eleições autárquicas, explicou que as mesmas constam da agenda política do MPLA de 2018 que pretende fazer uma governação com o povo, onde as actuais administrações municipais terão a designações de assembleias municipais.

    Prosseguiu dizendo que o governador provincial será nomeado pelo Presidente da República, mas este por sua vez perderá a competência de nomear os administrador municipais, cabendo tal responsabilidades aos moradores do município, residente na mesma área e pessoa de um determinado partido através do voto.

    Reconheceu que a implementação das autarquias vai permitir o desenvolvimento dos munícipes na medida em que cada morador sabe e sente melhor os problemas que a circunscrição vive.

    Com as receitas arrecadadas localmente poderão financiar os projectos indispensáveis para a melhoria de vida dos munícipes.

    Acrescentou ainda que o programa de auscultação decorre em simultâneos em todo o país nível dos 164 municípios e abrange todos deputados com acento parlamentar até dois de Junho do ano em curso.

    A nível do município o grupo parlamentar inteirou-se dos problemas que vivem os munícipes, nomeadamente: da energia e água, vias de comunicações, construção de infraestruturas sociais nos quatro distritos urbanos, de Cacuaco, Mulenvos de Baixo, Sequele, Kicolo e da comuna da Funda. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

    A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema