Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Inaugurado sistema de distribuição

    O governador da província do Huambo, Faustino Muteka, inaugurou na vila de Ekunha o novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, no âmbito do projecto “Água para Todos”.
    A nova infra-estrutura social possui capacidade para bombear 70 mil litros de água por hora, distribuídos por 50 ligações domiciliares nos bairros periféricos.
    O director provincial da Energia e Águas, Adolfo Elias, referiu que o novo sistema, orçado em 125 milhões de kwanzas, constitui uma mais-valia para o município de Ekunha. De acordo com Adolfo Elias, acções do género vão ser levadas a cabo em toda a província, para que as populações deixem de consumir água imprópria e garantir a melhoria da qualidade de vida.
    Adolfo Elias afirmou que, no quadro deste programa iniciado em 2008, já foram concluídos 340 projectos na província do Huambo. Entre os projectos, destacam-se os pequenos e grandes sistemas, equipados com manivelas e bombas manuais.

    Mais água no Londuimbali

    Novos sistemas de captação de água estão a ser construídos, desde quarta-feira, nas aldeias de Compão, Chela, Chimbugue, Cecília e na sede comunal do Ussoque, município do Londuimbali, província do Huambo, para melhorar a rede de distribuição às comunidades. Em declarações à Angop, o responsável municipal de Energia e Águas, Feliciano Satolo, fez saber que a iniciativa incide nas zonas mais carenciadas, no âmbito programa “Água para Todos”, do Executivo angolano. Seis sistemas vão funcionar por gravidade com painéis solares, o que irá contribuir para a melhoria das condições de vida e redução de doenças provocadas por consumo de água imprópria.
    Feliciano Satolo enalteceu a administração municipal e a direcção provincial de Energia e Águas por disponibilizarem verbas, em quantias não reveladas, para a realização das obras, para que as populações tenham acesso a água potável e deixem de abastecer-se nos rios e cacimbas.
    O município do Londuimbali possui actualmente sete sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, 27 furos e 37 lavandarias comunitárias, que estão a beneficiar uma população estimada em 18 mil habitantes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema