Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    ANIP aprova contratos de investimentos avaliados em mais de USD 34 milhões

    Maria Luísa Abrantes - PCA da ANIP falando à imprensa (Foto: Lino Guimaraes)
    Maria Luísa Abrantes – PCA da ANIP falando à imprensa (Foto: Lino Guimaraes)

    Trinta e quatro milhões, 526 mil e 610 dólares norte-americanos (cerca de três biliões, 760 milhões e 60 mil kwanzas) é o valor global de nove contratos assinados hoje, quinta-feira, pela Agência Nacional Para Investimentos Privados (ANIP).

    Os contratos estipulam que os investimentos deverão ser efectuados nas áreas do comércio prestação de serviços e indústria, nas províncias de Luanda, Bengo e Benguela (Lobito).

    A presidente do conselho de administração da ANIP, Maria Luísa Abrantes, rubricou os acordos pela sua instituição ao passo que na contraparte assinaram as empresas Sogester, Sonimech, KB-Agroi, Fabrialimentos, Brasáfrica, Jotun Angola, Rignet Angola, Huanquiu Su e Angata.De

    De acordo com a gestora, até ao primeiro trimestre deste ano haviam formalizado contratos de investimentos em montantes avaliados em 800 milhões de dólares norte-americanos, mas desde o princípio do ano até a presente data os valores contratuais chegam já a um bilião e 100 milhões de dólares norte-americanos.

    Na óptica da gestora, é uma cifra aceitável, porque mesmo com a crise relativa à baixa do preço do petróleo no mercado internacional tem se recebido em média mensal 16 pedidos de investimentos privados.

    “ Isso significa que Angola continua a interessar os investidores privados”, disse ela, acrescentando que o país precisa de mais investimentos.

    Questionada sobre as razões dos investidores preferirem mais Luanda e Benguela para investirem a outras províncias, disse que tem a ver com a existência de mais infra-estruturas e consumidores nestas regiões.

    Por outro lado, justificou que o Estado angolano criou condições legais de incentivo aos investidores a fim de que estes invistam em noutras regiões do país na medida que se vão criando outras infra-estruturas de apoio à actividade comercial e industrial.

    O contrato de maior valor monetário assinado hoje é o da Sogester avaliado em 21 milhões, 237 mil e 816 dólares norte-americanos, perto de dois biliões, 312 milhões e 860 mil kwanzas, destinado ao sector portuário da província do Namibe.

    A ANIP é a entidade governamental responsável pela execução da política nacional relativa ao investimento privado, sua promoção, coordenação e supervisão, criada em 2003.

    Todos contratos privados de negócios com cifras monetárias a partir de um milhão de dólares norte-americanos (cerca de cem milhões de kwanzas), devem passar pela ANIP por força da Lei do Investimento Privado. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema