Sexta-feira, Maio 10, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    ANIP aprova contratos de investimentos avaliados em mais de USD 34 milhões

    Maria Luísa Abrantes - PCA da ANIP falando à imprensa (Foto: Lino Guimaraes)
    Maria Luísa Abrantes – PCA da ANIP falando à imprensa (Foto: Lino Guimaraes)

    Trinta e quatro milhões, 526 mil e 610 dólares norte-americanos (cerca de três biliões, 760 milhões e 60 mil kwanzas) é o valor global de nove contratos assinados hoje, quinta-feira, pela Agência Nacional Para Investimentos Privados (ANIP).

    Os contratos estipulam que os investimentos deverão ser efectuados nas áreas do comércio prestação de serviços e indústria, nas províncias de Luanda, Bengo e Benguela (Lobito).

    A presidente do conselho de administração da ANIP, Maria Luísa Abrantes, rubricou os acordos pela sua instituição ao passo que na contraparte assinaram as empresas Sogester, Sonimech, KB-Agroi, Fabrialimentos, Brasáfrica, Jotun Angola, Rignet Angola, Huanquiu Su e Angata.De

    De acordo com a gestora, até ao primeiro trimestre deste ano haviam formalizado contratos de investimentos em montantes avaliados em 800 milhões de dólares norte-americanos, mas desde o princípio do ano até a presente data os valores contratuais chegam já a um bilião e 100 milhões de dólares norte-americanos.

    Na óptica da gestora, é uma cifra aceitável, porque mesmo com a crise relativa à baixa do preço do petróleo no mercado internacional tem se recebido em média mensal 16 pedidos de investimentos privados.

    “ Isso significa que Angola continua a interessar os investidores privados”, disse ela, acrescentando que o país precisa de mais investimentos.

    Questionada sobre as razões dos investidores preferirem mais Luanda e Benguela para investirem a outras províncias, disse que tem a ver com a existência de mais infra-estruturas e consumidores nestas regiões.

    Por outro lado, justificou que o Estado angolano criou condições legais de incentivo aos investidores a fim de que estes invistam em noutras regiões do país na medida que se vão criando outras infra-estruturas de apoio à actividade comercial e industrial.

    O contrato de maior valor monetário assinado hoje é o da Sogester avaliado em 21 milhões, 237 mil e 816 dólares norte-americanos, perto de dois biliões, 312 milhões e 860 mil kwanzas, destinado ao sector portuário da província do Namibe.

    A ANIP é a entidade governamental responsável pela execução da política nacional relativa ao investimento privado, sua promoção, coordenação e supervisão, criada em 2003.

    Todos contratos privados de negócios com cifras monetárias a partir de um milhão de dólares norte-americanos (cerca de cem milhões de kwanzas), devem passar pela ANIP por força da Lei do Investimento Privado. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cantora israelita se classifica para final do Eurovision após críticas em ato pró-palestinos

    Israel se classificou, nesta quinta-feira (9), para a final do festival Eurovision, que acontece na cidade sueca de Malmö,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema