Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Parlamentar britânico insta deputados da Guiné-Bissau a liderarem processo de reconciliação nacional

    bandeira-da-inglaterraO presidente da Comissão da Câmara de Lordes (Grã-Bretanha), Robin Teverson, que hoje termina uma visita de uma semana à Guiné-Bissau, instou hoje os deputados do país a liderarem o processo de reconciliação nacional.

    Dirigindo-se à sessão plenária do Parlamento, Robin Teverson afirmou que na situação atual da Guiné-Bissau “só um Parlamento forte, coeso e determinado” poder conduzir ao entendimento das diferentes sensibilidades do país.

    Salientando o facto de ser o primeiro cidadão britânico a dirigir-se aos deputados guineenses, Teverson frisou que, no seu entender, o Parlamento da Guiné-Bissau “tem o dever de guiar o país para um futuro melhor”.

    “O Parlamento pode unir a Guiné-Bissau para que esta venha a ser uma nação forte e isso não é nem tarefa do Governo, nem do cidadão comum, e muito menos dos militares”, notou o deputado britânico.

    Teverson disse que, para começar, o Parlamento guineense devia voltar a pôr em marcha o projeto de diálogo nacional, colocando-se no centro da nação que, afirma, “tem um futuro brilhante”.

    O parlamentar britânico fez um reparo sobre o curso da democracia guineense, lamentando o facto de a segunda volta das eleições presidenciais de 2012 não se ter realizado devido ao golpe de Estado militar.

    “Pudemos observar quão livre, justa e transparente havia sido a primeira volta das eleições presidenciais, que infelizmente não foram concluídas. A democracia saiu minada com a não realização da segunda volta das presidenciais de 2012”, defendeu.

    O parlamentar britânico assinalou que “uma importante delegação de deputados” do seu país esteve na Guiné-Bissau aquando da primeira volta das presidenciais interrompidas e que no futuro poderá enviar representantes em caso de eleições.

    “A comunidade internacional está disposta a ajudar a Guiné-Bissau se o Parlamento liderar o processo para a reconciliação e que conduza para as eleições”, notou Lorde Teverson, cujo discurso foi interrompido durante dois minutos devido à falha da energia elétrica no Parlamento.

    O presidente do Parlamento guineense, Ibraima Sory Djaló, considerou que a presença da delegação chefiada pelo Lorde Teverson na Guiné-Bissau “é um apoio incontestável” ao processo de transição em curso no país.

    “Apelo ao nosso ilustre hospede para que seja o porta-voz da Guiné-Bissau junto dos países da União Europeia para que voltem a apoiar as reformas no nosso país e particularmente a realização de eleições”, disse Sory Djaló. (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema