Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Embaixador Marcos Barrica defende reforço da cooperação parlamentar com Portugal

    ng1755077O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, defendeu quinta-feira, em Lisboa, o reforço da cooperação parlamentar com Portugal, fruto do novo contexto político que se vive em Angola, baseado nas últimas eleições gerais de 2012.

    Em declarações à imprensa no final de um encontro de cortesia concedido pela presidente da Assembleia Portuguesa, Assunção Esteves, Marcos Barrica destacou a necessidade de renovação do acordo de cooperação parlamentar entre os dois países, sobretudo nos domínios administrativo e legislativo.

    “Há, hoje, uma correcção entre os dois parlamentos baseada em protocolos de cooperação assinados no passado e que precisam de ser renovados e actualizados para ir de encontro a nova realidade dos nossos países”, disse Marcos Barrica, salientando que “Angola tem uma Constituição da República e nos termos desta lei magna foram eleitos novos órgãos de soberania, designadamente o Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional”.

    Referindo que “os Parlamentos são os baluartes da democracia”, Marcos Barrica advogou a revitalização e dinamização das equipas de trabalho dos parlamentos dos dois países, destacando a importância do Grupo Parlamentar de Amizade Angola/Portugal.

    Durante a reunião, em que o embaixador angolano esteve acompanhado do ministro conselheiro, João Fortes, e do conselheiro de imprensa, Estêvão Alberto, a presidente da Assembleia Nacional Portuguesa abordou ainda a necessidade do reforço parlamentar no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    Neste aspecto, Assunção Esteves defendeu ser imperioso a criação de “sinergias da cooperação” e “aproveitarmos o factor língua e a
    história comum que partilhamos”.

    “A relação dos Estados é muito importante: temos de ter uma política de maior solidariedade intra-CPLP”, disse, citando ser “preciso não abandonar a Guiné-Bissau por ser um país amigo e irmão que teve um papel importante nas lutas de libertação dos povos africanos”.

    Quanto aos processos de democratização nos países da CPLP, a líder parlamentar portuguesa apelou para que “os Estados-membros não tenham medo da democracia nos parlamentos”.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema