Quinta-feira, Maio 23, 2024
13.4 C
Lisboa
More

    Zaire: Registada afluência aos postos de vacinação contra a raiva

    Os donos de animais de estimação em Mbanza Congo, província do Zaire, compareceram hoje, sábado, em massa com os seus cães, gatos e macacos nos postos de vacinação contra a raiva, no primeiro dia da campanha especial lançada a nível desta cidade.

    A campanha, que se prolongará até sexta-feira (31 de Março), é organizada pela Direcção Provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, particularmente pelo seu Instituto dos Serviços Veterinários (ISV).

    A actividade surge em resposta aos cinco casos suspeitos de morte por raiva, registados nas últimas três semanas nesta sede capital da província do Zaire.

    Falando no acto do lançamento da campanha, o director provincial da agricultura e do desenvolvimento rural, Gouveia Pedro, deu a conhecer que, durante seis dias, os 12 técnicos envolvidos nesta empreitada deverão vacinar entre mil e 500 e dois mil animais de estimação.

    Recordou, por outro lado, que dois mil e 668 cães, gatos e macacos foram imunizados a nível dos postos fixos de vacinação de rotina disponíveis nos municípios de Mbanza Congo, Soyo e Cuimba, em 2016.

    Nesse mesmo período, disse, o seu sector registou 101 casos de mordedura de pessoas por cães nas referidas localidades, mas sem provocar mortes.

    O responsável informou, por outro lado, que a administração municipal de Mbanza Congo recolheu 75 animais de estimação vadios, em 2016, que foram abatidos após o período de quarentena, por falta de comparência dos respectivos donos.

    “A mesma campanha de recolha de cães e gatos na via pública prosseguiu em 2017, com um saldo de 68 animais recolhidos e abatidos, de Janeiro até a presente data”, acrescentou.

    Por sua vez, o director para a área de fiscalização da Administração Municipal de Mbanza Congo, Carlos Alberto, que também esteve presente no acto da abertura da campanha, assegurou que a mesma vai decorrer em simultâneo com a de recolha de todos os animais vadios, sem distinção.

    Disse ter mobilizado os meios humanos (12 funcionários) e técnicos (redes e transporte) possíveis, tendo avançado como meta a retirada da via pública de pelo menos 20 a 30 animais por dia.

    Pediu, por isso, a máxima colaboração dos munícipes para o êxito desta empreitada. Pelo que reforçou o apelo aos donos de animais a cuidarem dos mesmos, colocando-os em jaulas ou corrais.

    A cidade de Mbanza Congo conta com uma população estimada em 155 mil habitantes, distribuídos nos bairros Sagra Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 11 de Novembro e 04 de Fevereiro. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema