Segunda-feira, Maio 6, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Zaire: Governador admite que 50 porcento da população da província consome água potável

    ZAIRE:GOVERNADOR, JOSÉ JOANES ANDRÉ (Foto: Pedro Moniz Vidal)
    ZAIRE:GOVERNADOR, JOSÉ JOANES ANDRÉ (Foto: Pedro Moniz Vidal)

    O governador do Zaire, José Joanes André, admitiu nesta quinta-feira, na localidade de Nsemo, Mbanza Congo, que metade dos 567 mil e 225 habitantes da sua província já consomem água potável.

    Em declarações à imprensa, após ter testemunhado a inauguração de sistemas de abastecimento de água potável pelo secretário de estado das águas, Luís Filipe da Silva, frisou que no âmbito do programa “ Água Para Todos”, que abarca também as localidades rurais, a cifra de beneficiários ronda a volta de 65 porcento.

    Lembrou que a nível da cidade capital da província, Mbanza Congo, está prevista a construção de uma nova captação de água com maior capacidade a partir do Rio Lunda, que dista cerca de 15 quilómetros a sudoeste da cidade.

    Explicou que o projecto encontra-se em fase de concurso público e contratação da empresa que vai executar a obra.

    Enquanto isso, recordou que a estação de tratamento de água de Mbanza Congo, de 150 metros cúbicos, foi reforçada para mais 500 metros cúbicos para atender a demanda, mas devido a problemas na rede de distribuição herdada do tempo colonial esta água chega com dificuldades aos destinatários.

    Disse que para debelar esta situação foi lançado um concurso público para a construção de novas condutas de água que vão substituir as obsoletas de fibrocimento.

    Informou ainda que, no âmbito do programa de reabilitação das vias urbanas, estão igualmente a ser construídas novas condutas de água que vão permitir fazer chegar este bem às residências dos munícipes.

    Referiu-se também a alguns bairros de Mbanza Congo construídos em áreas montanhosas e que dificultam a construção de sistemas de abastecimento de água potável através de furos artesianos, frisando que os mesmos serão abastecidos a partir do Rio Luegi que corre a sua periferia.

    O governador do Zaire testemunhou a inauguração de quatro sistemas combinados de abastecimento de água potável nas localidades de Sangi, Tuku, Kinzau e Nsemo, nas comunas de Nkiende e Luvo, Município de Mbanza Congo, feita pelo secretário do estado das águas, Luís Filipe da Silva, que trabalhou durante algumas horas na região. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Boeing estuda parceria estratégica com Angola

    O presidente da Boeing para a América Latina e Caraíbas e presidente dos assuntos globais da Boeing, Landon Loomis,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema