Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    UNITA inicia VIIª Jornadas Parlamentares com inspecção das obras no Cuanza Norte

    As VIIª Jornadas Parlamentares da UNITA, que decorreram este fim-de-semana na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte, começaram com os 51 deputados do maior partido da oposição a viver de perto a real situação dos habitantes e a constatarem a reabilitação das infra-estruturas em curso nos 10 municípios da província.

    Os deputados do “Galo Negro” procuraram inteirar-se sobre o andamento do trabalho dos 81 quilómetros de estradas que ligam os municípios de Samba Caju, Banga, Kikulungo e Bolongongo, que beneficiam, de obras de reabilitação e de asfaltagem.

    O grupo de deputados, no município de Cambambe, mantiveram as atenções viradas para as obras de reabilitação dos troços rodoviários Maria Teresa/Dondo, Alto-Dondo/desvio da Munenga e Alto-Dondo/São Pedro da Quilemba, que segundo informações das autoridades locais, estarão concluídas no início do segundo semestre do próximo ano.

    As 15 mil cabeças de gado que o Governo havia aprovado no ano passado para importação, tendo em vista o repovoamento do planalto de Camabatela, cortando desta forma os 351 milhões de dólares de carnes importadas anualmente, foram, entre outras, alguns dos tópicos a que os deputados da UNITA se dedicaram no município de Ambaca.

    Ao NJOnline, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, defendeu, em relação à fiscalização, que os gestores públicos devem apresentar contas para garantir a boa governação e transparência.

    “Sempre defendemos o combate à corrupção. Nestas VIIª Jornadas Parlamentares este assunto que enferma e prejudica a sociedade é debatido pelos deputados do nosso grupo parlamentar”, acrescentou.

    De acordo com o deputado, a corrupção “ameaça milhares de angolanos disseminando a pobreza, desperdiçando recursos e alocando outros onde não há tanta necessidade”.

    O momento mais alto das VIIª Jornadas Parlamentares da UNITA será a abertura da conferência, na segunda-feira, que será presidida pelo presidente do partido, Isaías, Samakuva.

    As VIIª Jornadas decorrem sob lema. “Contra a corrupção e desigualdade sociais, em defesa da cidadania inclusiva e participativa”.

    População maioritariamente camponesa
    A província do Cuanza Norte conta actualmente com 427.971 habitantes, sendo 51,6 por cento de sexo feminino, de acordo com os dados do últimos dados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação.

    Segundo os mesmos dados, 60 por cento da população da província vive em zonas urbanas, onde o Cazengo (município sede da província), com 165.839 habitantes, concentra 38,8 por cento da população da região, seguido de Cambambe com 88.951 e Ambaca com 60. 835.
    O município de Ngonguembo, 6. 865 habitantes, é o menos populoso da província, com uma cifra de 1,6 por cento.

    Ainda em relação aos resultados preliminares do Censo, foram contabilizados 9.493 habitantes no município da Banga (2,2%), 10.060 populares em Quiculungo (2,4%), Bolongongo com 12.635 (3%), Lucala 20.148 (4%), Samba Cajú, 23.886 (5,6%), e Golungo Alto, 29. 259 habitantes, correspondentes a 6,8%.
    A agricultura é a principal actividade económica da província, sendo a sua principal produção: milho, ginguba, café, algodão, ervilha, feijão, mandioca e massambala.

    A pesca artesanal, importante actividade na faixa Sul da Província,é praticada em quatro lagoas e nos rios Kuanza e Lucala. (Novo Jornal Online)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema