Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Trump vai recorrer de decisão contra pedido de imunidade em caso eleitoral

    O ex-presidente dos EUA Donald Trump indicou, nesta quinta-feira, que irá recorrer da decisão de uma juíza dizendo que ele não tem imunidade no processo federal em que é acusado de ações ilegais na tentativa de reverter a derrota nas eleições de 2020.

    A juíza distrital Tanya Chutkan rejeitou em 1º de dezembro a tentativa de Trump de encerrar o caso, não encontrando nenhum apoio legal para a posição defendida por seus advogados, de que ex-presidentes não podem enfrentar acusações criminais por conduta relacionada às suas responsabilidades oficiais.

    Um tribunal federal de recursos, e potencialmente a Suprema Corte dos EUA, irão agora avaliar a questão, o que poderá levar a atrasos no julgamento, que está atualmente agendado para começar em março.

    Os advogados de Trump, em um processo judicial separado, argumentaram que todo o caso deveria ser automaticamente suspenso até que o recurso fosse resolvido.

    Os promotores acusaram Trump de tentar obstruir o Congresso e fraudar o governo dos EUA por meio de esquemas para reverter sua derrota para o democrata Joe Biden em 2020.

    O procurador especial Jack Smith está conduzindo o processo contra Trump, o favorito à indicação republicana para desafiar Biden nas eleições de 2024. É uma das quatro acusações criminais que Trump enfrentou este ano. Trump se declarou inocente em todos os quatro casos.

    A equipe de Smith argumentou que as reivindicações de imunidade de Trump colocariam indevidamente os presidentes dos EUA acima da lei. Um porta-voz de Smith se recusou a comentar o plano de Trump de recorrer.

    Já um porta-voz da campanha de Trump disse em comunicado que o ex-presidente “tem imunidade absoluta de processos e litígios, por cumprir seus deveres juramentados e solenes como presidente”.

    Trump acusou os promotores de tentarem prejudicar sua campanha.

    Por Andrew Goudsward e Kanishka Singh

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola defronta Guiné na caminhada ao Afrobasket`2025

    A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol defronta sexta-feira (23) a similar da República da Guiné, em jogo da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema