Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    “Troika” empenhada no diálogo político

    Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) garantiram ontem, em Luanda, empenho dos países membros na busca com urgência de uma solução para a crise em Madagáscar.
    A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo orientou a troika do Órgão de Defesa e Segurança a interagir com os actores políticos para implementar um roteiro, emendado da decisão tomada pela Cimeira. O secretário executivo Tomaz Salomão, que apresentou a posição dos Chefes de Estado, disse que os países membros da SADC reafirmaram o compromisso de apoiar o processo de mediação naquele país. Tomaz Salomão garantiu que a região continua a caracterizar-se por um clima de paz, democracia e segurança.
    A Cimeira sublinhou o papel das infra-estruturas na integração regional e exortou no sentido de se concluir com urgência a elaboração do Plano Director de Infra-estruturas, disse Tomaz Salomão.

    Paridade de género

    No domínio de género e desenvolvimento, a cimeira apontou os progressos feito pelos Estados membros no sentido de desenvolverem estratégias inovadoras rumo ao alcance da meta de paridade de género. Tomaz Salomão disse que os Chefes de Estado e de Governo registaram avanços na situação da segurança alimentar regional, em particular, no que respeita à produção de cereais e produção pecuária.

    A Cimeira, que ontem terminou, passou em revista o grau de execução do programa de infra-estruturas na região no que respeita aos projectos de electricidade, corredores regionais e tecnologias de informação e comunicação, que incluem a ponte de Kazungula, o posto fronteiriço de paragem única em Chirundo, e o inter-conector Zimbabwe-Zâmbia e Botswana-Namibia.  Quanto ao VIH/Sida, os Estados membros foram exortados a continuarem a dotar recursos humanos e financeiros, a nível nacional e regional, para manter a tendência positiva.

    Apoio a Angola

    O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, país que acolhe a próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, garantiu todo o apoio necessário para o sucesso da missão de Angola na SADC.
    Armando Guebuza felicitou o Presidente José Eduardo dos Santos pela sua eleição à frente dos destinos da organização. “Não é novo nesta missão, por isso, temos a expectativa de ver repetidos os sucessos com que nos brindou quando foi chamado a dirigir os destinos da organização em 2002/2003.”
    O Presidente moçambicano disse que José Eduardo dos Santos tem sabido manter a paz, motor principal do crescimento económico de Angola. “Luanda é uma cidade testemunha de muitas concertações político-diplomáticas da linha da frente da SADC e que volta a dar mais este contributo aos valores da concordância, complementaridade e da determinação de continuarmos a ser justos continuadores do sonho do bem-estar, prosperidade, paz e interdependência rumo à integração regional”, disse.

    Assistência à Somália

    Os Chefes de Estado e de Governo da SADC apresentaram uma declaração de solidariedade com o Governo e povo da Somália sobre a situação da seca que afecta aquele país. Os Estados membros comprometeram-se a prestar assistência humanitária urgente.
    A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo apontou com preocupação a situação de fome prevalecente na Somália, causada pelo conflito interno e pela sua situação de seca no Corno de África, sublinhando que isso tem resultado num desastre sério que afecta mais de 12 milhões de pessoas.
    A cimeira elegeu o Chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, presidente da SADC, e de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, vice-presidente.  A cimeira elegeu também o Chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, presidente do Órgão de Cooperação nas áreas de política, defesa e segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema