Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.3 C
Lisboa
More

    Tribunal manda soltar jornalista detido em Benguela

    O tribunal da Comarca de Benguela ordenou a soltura de Francisco Rasgado, detido na sexta-feira, depois de o diretor do Chela Press ter apresentado justificação da sua ausência em tribunal.

    O tribunal da Comarca de Benguela ordenou esta segunda-feira (26.04) a soltura do jornalista angolano Francisco Rasgado, detido na sexta-feira, depois de este ter apresentado justificação da sua ausência em tribunal.

    O mandado de soltura, com a data desta segunda-feira, a que a agência Lusa teve acesso, ordena a libertação do jornalista detido, por alegada falta de comparência numa sessão do tribunal, “em virtude de o mesmo ter apresentado documento válido a justificar a sua ausência neste tribunal no dia designado para o julgamento no processo-crime que lhe moveu o digno magistrado do Ministério Público”.

    Francisco Rasgado responde a um processo de difamação movido pelo anterior governador da província, Rui Falcão.

    “Uma arbitrariedade”

    O mandado de detenção, assinado pelo juiz da comarca de Benguela, António José Santana, na quinta-feira e executado no dia seguinte, mandava que o arguido, de 64 anos, fosse “conduzido à cadeia”, sem referir os motivos.

    Francisco Rasgado, diretor e fundador do jornal Chela Press, assinou no ano passado um artigo denunciando alegadas atos de corrupção, gestão danosa e desvio de meios públicos ligados ao governo de Benguela, liderado até ao mês passado por Rui Falcão.

    “Se ele apenas denunciou o acto corrupto e, por conta disso, é detido, isto é uma arbitrariedade, porque não existem requisitos para a sua prisão, não se percebe o porquê”, considerou o advogado do jornalista, no sábado.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema