Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Três ex-deputados que investigaram “mensalão” vencem eleições municipais brasileiras

    Três ex-deputados federais que lideraram a investigação do “mensalão” na Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional, em 2005, venceram as eleições municipais em Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro, capitais de Estados brasileiros.

    Em Curitiba, no Estado do Paraná, Gustavo Fruet (Partido Democrático Trabalhista) venceu com 60,65 por cento dos votos válidos na segunda volta, realizada no domingo, depois de ter ficado em segundo lugar na primeira volta.

    Em Salvador, na Baía, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) foi eleito com 50,51 por cento dos votos, derrotando o Partido dos Trabalhadores e retomando, assim, a hegemonia da família Magalhães na cidade, iniciada pelo seu avô, Antônio Carlos Magalhães.

    O terceiro ex-deputado federal que investigou o escândalo da compra de votos de parlamentares da coligação do Governo de Lula da Silva e foi eleito “prefeito” é Eduardo Paes, reeleito no Rio de Janeiro na primeira volta, no dia 07.

    O Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff, teve uma grande vitória, com a eleição de Fernando Haddad em São Paulo, e uma grande derrota, com Roberto Cláudio a falhar a eleição em Fortaleza, no Ceará, reduto do partido. O PT também venceu em João Pessoa, na Paraíba (nordeste do país), e em Rio Branco, no Acre (norte).

    O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), principal partido de oposição, perdeu cinco das oito capitais de Estados que disputava na segunda volta, entre elas São Paulo. Venceu em Manaus, no Amazonas, em Belém, no Pará, e em Teresina, no Piauí, todas no norte do país.

    O partido mais vitorioso nesta segunda volta foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB), um grupo médio, com eleições em Fortaleza, no Ceará (no nordeste brasileiro), em Cuiabá, no Mato Grosso (no centro-oeste), e em Porto Velho, em Rondônia (norte).

    Outros partidos médios cresceram, como o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que venceu em Curitiba, no Paraná (região sul), e em Natal, no Rio Grande do Norte (nordeste), e o Partido Social Democrático (PSD), que irá governar Florianópolis, em Santa Catarina (sul).

    Ao todo, nas duas voltas, 5.568 cidades escolheram os seus “prefeitos”. O partido vencedor foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, da coligação do Governo), com 1.031 cidades, seguido pelo PSDB, com 702, e pelo PT, com 634.

    FONTE: JN

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema