Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Todos os anos 15 milhões de menores são obrigadas a casar

    O casamento precoce acarreta sequelas psicológicas, mas também físicas

    Os números do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) não são animadores e põem a nu uma realidade cruel a que muitas meninas estão sujeitas diariamente.

    De acordo com as estimativas da Unicef, noticiadas esta quarta-feira pelo jornal alemão Deutsche Welle, todos os anos são 15 milhões as meninas que são obrigadas a casar um pouco por todo o mundo – o que equivale a cerca de 20 mil por dia. Os mesmos dados revelam que algumas destas menores casam assim que completam o 10º aniversário e, muitas vezes, com homens substancialmente mais velhos.

    Estes casamentos precoces têm consequências devastadoras para estas meninas. Por um lado trata-se de uma violência psicológica obrigar uma criança a casar e, especialmente, com um homem 30, 40 ou até 50 anos mais velho. Por outro lado, o casamento precoce origina gravidezes que, muitas vezes, terminam com a morte destas mães que acabaram de sair da infância e, por isso, ainda não têm os órgãos reprodutivos perfeitamente desenvolvidos a ponto de suportar uma gestação.

    A organização Save the Children garante mesmo que existe uma ligação direta entre o casamento, a gravidez precoce e a mortalidade infantil.

    Pese embora a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança tenha definido os 18 anos como idade mínima para casar, desde 2015 que o número de casamentos ilegais envolvendo meninas menores de idade tem aumentado, uma tendência que, refere o Deutsche Welle, deverá aumentar.

    Os países que continuam sem adotar a referida convenção situam-se, essencialmente no Médio Oriente, no norte de África, no sul da Ásia, na África ocidental e na África central. (Notícias ao Minuto)

    por Patrícia Martins Carvalho

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema