Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Tete: Ministro moçambicano do Interior orienta a polícia a travar o alastramento do terrorismo

    O ministro moçambicano do Interior, Amade Miquidade, disse que os terroristas que actuam na província de Cabo Delgado, inicialmente estiveram envolvidos em actividades de garimpo ilegal e nas diferentes formas de tráfico no norte do país.

    Miquidade disse ser necessário impedir que eles estabeleçam as suas bases noutros pontos de Moçambique.

    O ministro, que falava numa parada policial em Tete, instruiu os diferentes ramos do sector para intensificarem o combate à imigração ilegal, para impedir os terroristas de expandirem as suas operações a outras províncias moçambicanas.

    Na ocasião, ele igualmente orientou as forças policiais a investigar, com profundidade, as razões que levam os imigrantes a preferer entrar de forma ilegal no país a procedimentos normais e legais.

    “São estrangeiros, que entraram ilegalmente no país, praticaram o garimpo ilegal e outras actividades ilegais, e mais tarde manifestaram-se como terroristas,” sublinhou Miquidade.

    Fragilidades

    Aquele governante anotou que muitos imigrantes ilegais usam o transporte rodoviário, tendo recomendado para que este seja fortemente controlado.

    Uma das províncias mais usadas por imigrantes clandestinos é a de Tete, que partilha uma extensa linha de fronteira com o Malawi, Zâmbia e Zimbabwe. Só nos primeiros três meses deste ano, foram ali detidos cerca de 4.600 imigrantes clandestinos.

    O porta-voz do Comando Provincial da Polícia de Moçambique em Tete, Feliciano da Câmara, assume a gravidade da situação, “porque, infelizmente, temos registado com muita preocupação, o envolvimento de muitos cidadãos, na sua maioria nacionais, na rede de auxílio à imigração ilegal”.

    Comentando as declarações de Miquidade, jurista Armando Nenane, diz que para além disso, existe também a fragilidades das instituições, que faz com que Moçambique seja vulnerável a organizações terroristas, “sobretudo ao nível dos Serviços de Migração”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema