Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Testes de ADN aos restos mortais de Jonas Savimbi já estão na posse da UNITA

    A UNITA anunciou hoje, em comunicado assinado pelo presidente do partido, Isaías Samakuva, que já está na posse dos resultados laboratoriais aos restos mortais do líder histórico e fundador do partido, Jonas Savimbi, garantindo a sua divulgação logo após a conclusão das tramitações legais junto das autoridades nacionais.

    Apesar de anunciar que os testes de ADN já foram concluídos e que os resultados, que já são do seu conhecimento, estão na posse de especialistas sul-africanos que recolheram as amostras no cemitério do Luena, no passado mês de Janeiro, a UNITA não confirmou ainda que as ossadas recolidas em Janeiro deste ano são, efectivamente, do seu lider fundador.

    O partido optou por não anunciar já se esses mesmos resultados mas teor do comunicado indicia que os testes laboratoriais concluíram tratar-se efectivamente dos restos mortais do histórico líder da UNITA e fundador do partido do “Galo Negro”.

    Os resultados vão ser divulgados “em breve”, depois de ultrapassado o processo formal exigido com as autoridades governamentais angolanas, diz ainda o documento.

    Os especialistas sul-africanos são esperados “a qualquer momento” em Luanda, diz ainda o documento sonoro que a UNITA enviou para o NJOnline gravado com a voz de Alcides Sakala, porta-voz da UNITA.

    “A Comissão encarou com preocupação o estado das vias de acesso e das pontes que dão acesso à localidade de Lopitanga e solicita a intervenção urgente dos órgãos da administração do Estado para a solução do problema”, disse na ocasião ao NJOnline o porta-voz da UNITA.

    Actualmente, quando o partido já admitiu, pela voz do presidente do seu Grupo Parlamentar, Adalberto da Costa Júnior, que o dia 25 de Maio, instituído pela União Africana como Dia de África, seria uma data possível para a realização das cerimónias de transladação dos restos mortais de Savimbi, o foco da UNITA está colocado na criação de condições para acolher milhares de pessoas no Lopitanga, Bié, a sua terra natal e onde será definitivamente sepultado.

    Uma das principais preocupações, depois de confirmado a ausência de justificação para algumas suspeitas levantadas sobre as ossadas encontradas no cemitério do Luena, onde foi enterrado pelas tropas governamentais após ter sido abatido em combate, é garantir que as cerimónias, disse ao NJOnline fonte do partido, decorram com a dignidade que o momento exige, sem falhas, como, por exemplo, eventuais dificuldades de acolhimento das pessoas ou ainda no acesso destas ao local.

    Atrasos nos testes laboratoriais

    Com o passar dos meses após a recolha de amostras para a confirmação laboratorial das ossadas de Jonas Savimbi, os atrasos na conclusão dos testes foram-se acumulando e levaram mesmo à alteração do calendário previsto para as cerimónias de transladação dos restos mortais do histórico líder da UNITA para Lupitanga, no Andulo, Bié, a sua terra natal.

    As amostras para a realização de testes laboratoriais para confirmar que Jonas Savimbi foi sepultado no Luena, Moxico, em 2002, após ter sido abatido em combate, foram colhidas a 31 de Janeiro deste ano e enviadas para laboratorios da África do Sul e Portugal, tendo outra amostra sido analisada em Angola, esperando-se que a 25 de Fevereiro já fosse conhecido o resultado obtido a partir do cruzamento dos dados oriundos destes três laboratórios.

    Recorde-se que o inspector-geral da Saúde, Miguel dos Santos de Oliveira, que integrou a missão que foi ao Moxico para acompanhar e realizar, a 31 de Janeiro, a exumação dos restos mortais, disse, na ocasião, que o processo de confirmação laboratorial poderia levar entre 20 e 25 dias.

    Uma das questões sublinhadas pelos dirigentes da UNITA e pelos seus familiares é que antes de serem efectuadas as cerimónias fúnebres na sua terra natal é determinante obter os resultados dos testes que provam que aqueles são efectivamente os restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema