Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Simpatizantes de cinco distritos ultrapassam o total de militantes do PS

    (Guilaume Pazat)
    (Guilaume Pazat)

    Socialistas que votaram nas últimas eleições para as federações representam agora 12% do universo eleitoral previsto para as primárias

    Só Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Coimbra têm mais simpatizantes (99 961) do que o PS tem militantes (93 112). E os números de inscritos para as primárias ainda não são definitivos, com a Comissão Eleitoral a fechar contas apenas na próxima semana. Por agora, o universo eleitoral previsto para as eleições do próximo fim-de-semana é de quase 250 mil pessoas (militantes e simpatizantes).

    Os simpatizantes representam já 62% das pessoas com capacidade eleitoral nas primárias, o que lança maior incerteza quanto ao resultado. Recentemente, as federações distritais socialistas foram a votos, mobilizando cerca de 30 mil militantes do partido. Ou seja, apenas 12% do total que se prepara para ir às urnas socialistas no dia 28, para escolher o candidato do partido a primeiro-ministro.

    Ainda assim, e exclusivamente no que a militantes diz respeito, nos sete distritos onde se inscreveram mais simpatizantes, a maioria (quatro) é dominada por António Costa: Lisboa (que junta a Federação da Área Urbana de Lisboa e a Federação Regional do Oeste), Braga, Setúbal e Aveiro. Seguro tem do seu lado Porto, Coimbra e Viseu. Distritos que, até agora, representam 34% do total provisório de simpatizantes.

    Os dados disponibilizados ao i pela Comissão Eleitoral das primárias ainda não são definitivos porque só agora foi entregue a segunda versão dos cadernos eleitorais, limpos das irregularidades detectadas durante o período de reclamações. Ainda assim apontam para um total de 151 330 simpatizantes, 112 390 dos quais se concentram nos sete maiores distritos. Lisboa e Porto juntos representam 49% das pessoas que se inscreveram para votarem nas primárias do PS. Braga tem 7% dos inscritos, Setúbal 6%, Coimbra 5% e Aveiro e Viseu, 4% cada.

    Trancas à porta Ainda que o peso dos simpatizantes seja decisivo para os resultados do próximo fim-de-semana, a contagem de espingardas no país dos militantes continua a ferro e fogo. As eleições para as federações distritais do partido, há duas semanas, colocaram Costa à frente, com 10 distritais, contra nove de Seguro. Mas em Leiria, José Miguel Medeiros, o candidato a presidente apoiante de António Costa, foi eleito com uma vantagem mínima de 7 votos. A Comissão Organizadora do Congresso mandou repetir as eleições nas concelhias de Óbidos, Alcobaça e Pombal.

    Nesta última, a resistência foi total. A falta de condições de segurança impediu que as eleições se realizassem. Contactada pelo i, Glaucia Martins, que foi nomeada para presidir à mesa nesta repetição do acto eleitoral, explicou que as portas da concelhia estavam fechadas, pelo que foi impossível instalar as mesas para a votação. De acordo com a mesma fonte, foi o próprio presidente a avisar “que não dava garantias de segurança”. A repetição das eleições nesta concelhia deveu-se à denúncia de que um militante ausente constaria nos cadernos eleitorais como votante. (ionline.pt)

    por Rita Tavares

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema