Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Secretário de Estado do Tesouro defende maior transparência e responsabilidade fiscal

    O Secretário de Estado Tesouro, Leonel Silva, defendeu hoje, em Luanda, uma maior transparência e responsabilidade fiscal e compromisso com a contínua melhoria na distribuição do rendimento nacional, para reduzir a pobreza, aumentando o emprego e o bem-estar da população.

    Leonel Silva - Secretário de Estado das Finanças (Foto: joaquina Bento)
    Leonel Silva – Secretário de Estado das Finanças (Foto: joaquina Bento)

    De acordo com o responsável, que falava no encerramento da 1ª Conferência internacional da Comissão do Mercados de Capitais, Angola é um país em desenvolvimento que tem vindo a reunir cada vez mais os avanços económicos, necessários para a sua qualificação, como uma economia emergente, capaz de manter nos próximos anos um crescimento económico acima da média mundial.

    Considerou que o cenário internacional continua desafiador quanto à “feição” que deverá assumir os mercados de capitais dos países mais desenvolvidos.

    Para o Secretario de Estado, os sucessivos debates sobre mercados de capitais nas reuniões do G-20 criam a esperança de que um novo padrão de regulação dos mercados financeiros internacionais será consensualizado entre os países mais desenvolvidos, capaz de evitar a repetição das graves falhas de supervisão que deram origem à crise internacional de 2008.

    Na sua visão, Angola tem que examinar, com cautela, o processo de desenvolvimento do mercado de capitais, aprofundando as análises e discussões internas sobre a melhor forma para estruturar instituições sólidas e adoptar as melhores práticas, para que o mercado de capitais possa contribuir efectivamente para o desenvolvimento económico do país.

    “Não podemos esquecer que a política macroeconómico busca a inserção competitiva do país nos fluxos mundiais de bens, serviços e capitais, ao mesmo tempo em que mantém o compromisso de superar todas formas de desigualdades sociais que sejam incompatível com a ideia de uma sociedade moderna e mais justa”, disse.

    Disse que o mercado de capitais tem um papel relevante a cumprir, mobilizando recursos financeiros e quadros especializados para orientar o dimensionamento da poupança para investimentos nas actividades económicas estratégicas, visando o desenvolvimento económico, com padrões de segurança e rentabilidade que atendam aos anseios dos poupadores e investidores. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema