Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    Saúde intensifica medidas de combate à cólera

    Lubango – A situação do surto de cólera, a nível da província da Huíla, está controlada, apesar de ter-se registado, de Janeiro a Maio do corrente ano, 387 casos que resultaram em 20 óbitos, informou hoje, no Lubango, o director da Saúde, Altino Matias.
    O director provincial da Saúde disse que a situação nos primeiros meses do ano esteve complicada principalmente no município dos Gambos que tinha um registo de 270 casos da doença e com um total de nove óbitos, mas actualmente fruto das medidas de contenção a mesma abrandou.
    Altino Matias informou que os serviços de saúde intensificaram suas acções profilácticas com a entrega de meios de higiene às comunidades, realização de campanhas de sensibilização, assim como fornecimento de medicamentos para desinfectar a água.
    O responsável afirmou que na sede da capital da província da Huíla as autoridades sanitárias aumentaram a cobertura de assistência, pois apenas havia um centro de tratamento no “Hospital Central DR Agostinho Neto” e hoje todas as unidades sanitárias podem atender casos de doença.
    As campanhas de sensibilização são feitas não só pelos técnicos de saúde, responsáveis dos municípios, mas também pelas igrejas durante as missas, mercados e nas escolas, mesmo no decorrer das aulas, o que tem permitido a que casos da doença reduzam na província.
    Apontou o desconhecimento dos métodos de prevenção e a procura tardia dos serviços de saúde como principais causas da propagação e elevado número de vítimas de cólera na província.
    Altino Matias garantiu que as autoridades sanitárias locais dispõem de medicamentos para fazer face à epidemia nos municípios afectados, assim como reforçará medidas de prevenção como a criação de tentas e outros serviços.
    Entretanto, Altino Matias apelou aos habitantes da província da Huíla a continuarem a acatar os conselhos dos técnicos de saúde que passam pela manutenção da higiene e beber água tratada.
    A cólera é uma doença contagiosa que se transmite através da água, alimentos contaminados ou contacto directo com fezes de pessoas doentes. Manifesta-se por vómitos e diarreia de cor esbranquiçada, que causam desidratação e até a morte. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema