Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Saúde apresenta técnicas de controlo de doenças endémicas

    Um projecto piloto sobre a aplicação de tecnologias baseadas em telefones celulares na produção de indicadores de qualidade da saúde foi apresentado hoje, em Luanda, pela Direcção Nacional de Saúde Pública, numa cerimónia orientada pela vice-ministra da Saúde, Evelize Frestas.

    O projecto visa prevenir o aumento de casos de malária a nível das províncias como fazer uma melhor gestão dos mosquiteiros e medicamentos distribuídos nas diversas unidades sanitárias.

    A tecnologia vai ainda permitir obter, a nível dos municípios, dados epidemiológicos, possibilitando monitorizar o que está acontecer em relação as doenças endémicas.

    Segundo a vice-ministra, trata-se de um sistema com tecnologia de ponta de baixo custo e de fácil aplicação, o que a torna uma ferramenta de boa relação custo e benefício.

    Segundo Evelize Frestas, sabe-se que poucos países estão a utilizar esta abordagem e a sessão é, obviamente, bem vinda, pois os desafios lançados para o desenvolvimento de Angola, a luta contra à pobreza e a revitalização dos serviços municipais de saúde carecem de iniciativas inovadoras que simplifiquem o processo de gestão dos decisores sanitários aos vários níveis e favoreçam a interacção com as comunidades.

    Reforçou ainda que o potencial de utilização desta tecnologia nos domínios da planificação, gestão, operacionalização e monitorização das diferentes áreas de saúde deve obrigar a aprofundar os conhecimentos sobre esta matéria e a ensaiar a sua factualidade através de um projecto-piloto.

    “Estimulo os pioneiros desta iniciativa a apresentarem rapidamente uma proposta detalhada sobre o projecto-piloto para que possamos assinar um convénio com os parceiros implicados neste processo, com destaque, naturalmente, para a Unitel, na qualidade de empresa prestadora de serviços de telefonia no país e parceria por excelência do desenvolvimento do país”, exortou.

    Porém, o coordenador do Programa da Luta contra a Malária, Filomeno Fortes, salientou que o referido projecto vai facilitar, a nível central, receber um sistema de alerta rápido, tendo em tempo útil infirmações através do sistema, fazendo a previsão, controlo e prevenção de epidemias.

    Com esta ferramenta, pode-se também saber se a população de diversas regiões está a cumprir com as metas de vacinação.

    Avançou que um dos objectivos principais com este programa é reduzir a mortalidade materna-infantil, que para isso existe um pacote básico de indicadores que precisa ser avaliado mensalmente.

    Para o gestor, este trabalho pode trazer grandes benefícios de gestão e informação sanitária no controlo precoce das epidemias e que vai permitir uma maior interligação entre os serviços de saúde e a própria comunidade.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema