Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    S. Tomé e Príncipe tem uma nova lei eleitoral

    Eleitores santomenses nas eleições de 17 de julho de 2011 em São Tomé (Miguel Martins/RFI)
    Eleitores santomenses nas eleições de 17 de julho de 2011 em São Tomé
    (Miguel Martins/RFI)

    Os santomenses passam a ter uma nova eleitoral, acabada de ser aprovada pelo Parlamento santomense e que prevê uma redução do número de deputados e fecha as portas à diáspora.

    Os deputados da Assembleia Nacional em S. Tomé e Príncipe, votaram esta sexta-feira, 14 de Fevereiro, uma nova lei eleitoral que reduz o número de deputados nos círculos eleitorais, mas também, aperta o cerco à corrupção eleitoral, com a prática de compra de votos.

    Esta nova lei eleitoral, penaliza igualmente, os emigrantes santomenses, já que não poderão votar nas eleições legislativas, enquanto qualquer cidadão santomense que tenha feito prisão, fica excluído de poder apresentar a sua candidatura às presidenciais.

    De notar, que 28 deputados da maioria do MLSTP-PSD, MDFM-PL e PCD, votaram a favor da nova lei eleitoral e 26 contra, sobre da ADI, Acção Democrática Independente.

    A ADI, principal partido da oposição, disse ter votado contra, porque essa nova lei eleitoral, lhe veda o caminho para uma maioria absoluta, ao modificar a geografia dos círculos eleitorais.

    Também o PCD, Partido da Convergência Democrática, que faz parte da maioria, e que esteve na origem da iniciativa da proposta eleitoral, afirma que com o diploma ficou aberta a via para a fraude eleitoral, denunciando ainda “incongruências”, quer no diploma, quer na Constituição, nessas matérias.

    Entretanto, o diploma mereceu ainda críticas da Bastonária dos advogados santomenses, que estranhou o facto de detentores de cargos políticos, que tenham cometido crimes de corrupção, estejam isentos de qualquer acção judicial. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema