Quinta-feira, Maio 23, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Romance sobre Nsaku Nevunda traduzido para português

    O escritor Franco-congolês, Wilfried N’sonde, autor de um romance que narra a odisseia da viagem do primeiro embaixador negro para o Vaticano (Itália), dom António Manuel (Nsaku Nevunda), de 1604 a 1608, onde iria representar o Reino do Kongo, prometeu para breve a tradução deste livro escrito em francês para português.

    Falando hoje, sexta-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, onde se encontra de visita, o escritor de origem do Congo Brazzaville precisou que a obra tem como título “Um oceano, Dois mares e Três Continentes” e foi publicada a 3 de Janeiro de 2018, em simultânea, em França, Bélgica, Suíça e Quebec (Canadá).

    A mesma obra literária já foi também apresentada em Luanda à União dos Escritores Angolanos (UEA), em Março do mesmo ano.

    Wilfried N’Sondé acredita que a tradução do livro para português vai facilitar todos os angolanos, interessados na história do Reino do Kongo, a desfrutarem desta obra literária, frisando ser um manual muito útil para os jovens estudantes, pela clareza como espelha os factos históricos.

    Segundo a fonte, o romance tem como preâmbulo, uma breve introdução sobre a constituição do Reino do Kongo no século XIII, o primeiro contacto com os portugueses e a forma como os ancestrais Kikongos foram convertidos ao cristianismo.

    Sobre a viagem propriamente dita, avançou que a odisseia começa desde a partida deste primeiro padre negro do Reino do Kongo de Luanda, em 1604 de barco, mas pelas circunstâncias da época, já que não havia rota directa para Roma, a embarcação teve que descrever a rota triangular que era utilizada no tráfico de escravos África/América/Europa.

    O escritor refere que Nsaku Nevunda testemunhou com os seus próprios olhos o comércio de escravos, pois que na embarcação em que seguia havia um grupo de homens, mulheres e crianças nesta condição.

    Segundo o autor, dom António Manuel, bastante chocado com essa situação, tinha esperança de que com a sua chegada ao Vaticano iria pedir ao Papa Clemente XVIII para utilizar a sua influência para a abolição da escravatura no Reino do Kongo e, consequentemente, o fim do tráfico negreiro.

    Chegado ao Brasil, segundo o interlocutor da Angop, confronta-se com a presença de franceses que se apressavam na compra de escravos, tendo-os colocado no mesmo barco em que seguia de partida para a Europa.

    No percurso, de acordo com o romancista, o barco foi atacado por piratas holandeses convertidos ao islamismo e obrigado a desviar a sua rota até Lisboa, onde havia já alguma comunidade de nativos do Reino do Kongo na condição de estudantes, comerciantes e até professores, tendo Nsaku Nevunda permanecido nesta cidade por algum tempo.

    Prosseguindo a sua viagem, de acordo com o franco-congolês, dom António Manuel seguiu para a vizinha Espanha, já por via terrestre, onde foi preso pela inquisição, que não acreditava que um negro fosse padre e embaixador no Vaticano.

    Wilfried N`sondé- autor do Romance
    (DR)

    A mensagem da prisão do enviado do Reino do Kongo chegou aos ouvidos do Papa Clemente XVIII, que havia solicitado ao Rei do Kongo o envio de um embaixador, tendo orientado imediatamente dois emissários seus viajarem à Espanha para o libertar, levando-o junto ao Santo Padre no Vaticano, já bastante doente, isto é em 1608.

    Segundo relatos históricos, refere ainda a fonte, o Papa Clemente XVIII, em contacto com Nsaku Nevunda, reconheceu nele uma inteligência excepcional, com forte pendor espiritual, bem como a profundeza da sua fé que a fez chegar ao destino da sua missão, pese embora às peripécias vividas ao longo da sua viagem.

    Em reconhecimento à tamanha façanha, prossegue a fonte, o Papa Clemente XVIII mandou erigir uma estátua com denominação de “Negrita” na Basílica da igreja de Santa Maria Maggiore no Vaticano, onde também repousam os seus restos mortais.

    De 50 anos de idade, o escritor com residência em França, conta que esta história inspira os africanos a acreditarem na sua própria capacidade de vencer os desafios.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema