Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Residência de Kadhafi foi atacada

    Violentos combates com uso de artilharia pesada desenrolavam-se na tarde de ontem dentro do complexo residencial do Presidente Muammar Kadhafi no bairro de Bab-al-Aziziya, em Tripoli, noticiou a agência noticiosa francesa AFP.
    O complexo situa-se não muito longe do hotel Rixos, onde estão alojados jornalistas estrangeiros, que sentiram uma forte explosão numa zona próxima. Segundo um jornalista da AFP, a explosão provocou algum pânico entre os repórteres, que se refugiaram nas caves. Não há confirmação por parte do governo ou mesmo dos rebeldes sobre a invasão do complexo.
    Aviões da OTAN sobrevoavam a capital líbia, onde os combates entre rebeldes e as forças armadas líbias prosseguiam em vários pontos e bairros não muito distantes do hotel Rixos. As forças armadas líbias ainda ocupavam posições em várias frentes e à volta da unidade hoteleira, incluindo no aeroporto da capital. Foi possível ouvir do interior do hotel várias trocas de tiros de artilharia, de acordo com informações de um jornalista da agência francesa.
    A água e a electricidade continuvam cortadas no hotel. Durante a noite, estes serviços foram restabelecidos, mas apenas durante uma hora.

    ONU preocupada

    O secretário-geral da ONU disse que está preocupado com o conflito na Líbia, que deve terminar “sem mais perdas de vida e sem retaliações”. Ban Ki-moon ainda elogiou a postura de Mustafa Abdel-Jalil, chefe dos rebeldes, que ordenou “extremo cuidado” no que diz respeito à protecção de civis e à manutenção da ordem no país.
    Afirmou que a ONU não conseguiu entrar em contacto com Kadhafi nos últimos dias e, portanto, não teve oportunidade de negociar: “tentamos falar com ele e eu mesmo tentei pessoalmente, mas como era esperado e compreensível, não foi possível”, disse, acrescentando que o paradeiro do líder líbio é desconhecido.
    Numa das suas declarações desde que os rebeldes invadiram Tripoli, Ban Ki-moon anunciou que a ONU vai dar toda a assistência ao povo líbio e confirmou a realização de uma reunião com os blocos regionais incluindo União Africana, Liga Árabe e União Europeia sobre a situação na Líbia ainda nesta semana.

    Kadhafi está em Tripoli

    O Presidente Muammar Kadhafi ainda se encontra em Tripoli, onde combates ferozes se travam à volta do complexo residencial do dirigente líbio, garantiu ontem o seu filho Seif al-Islam.
    “Kadhafi e toda a família estão em Tripoli”, disse Seif al-Islam aos jornalistas, depois de ter passado pela manhã no hotel Rixos, sem dar pormenores sobre a localização do pai.
    Esta foi a primeira indicação dada por um membro da família do dirigente líbio, depois do ataque iniciado no sábado pelos rebeldes sobre a capital.
    Seif al-Islam acrescentou que a entrada dos rebeldes na capital foi uma armadilha, devidamente pensada pelas forças armadas líbias.
    Seif al-Islam, segundo dos nove filhos de Muammar Kadhafi, e apontado como sucessor do líder líbio, protagonizou um golpe de teatro na batalha, ao aparecer aos jornalistas estrangeiros na noite de segunda para terça-feira.
    “Vim desmentir os rumores”, explicou Seif al-Islam (“Espada do Islão”). A captura do filho de Kadhafi tinha sido anunciada, na véspera, pelos rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT).
    Seif al-Islam é apontado como o “primeiro-ministro de facto” da Líbia, embora não desempenhe nenhum cargo oficial.
    “Muammar Kadhafi está na Líbia, mais especificamente em Tripoli, e não tem planos de deixar a cidade”, indicou por sua vez o chefe da federação russa de xadrez, Kirsan Ilyumzhinov, seu amigo.
    Ilyumzhinov afirmou que conversou com Kadhafi ontem por telefone e garantiu que o líder líbio está bem e vivo, apesar da ofensiva rebelde contra a capital.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema