Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Rei da Bélgica pede desculpa ao Congo por “feridas” do período colonial

    O rei da Bélgica apresentou pela primeira vez na história os “mais profundos arrependimentos pelas feridas” causadas durante o período colonial no Congo”. Gesto ocorre dias depois de declaração polémica de príncipe.

    Por ocasião dos 60 anos da independência da República Democrática do Congo (RDC), o rei Filipe apresentou os “seus mais profundos arrependimentos pelas feridas” infligidas durante o período colonial belga no Congo.

    Este pedido de desculpas público, inédito na história do país, deu-se através de uma carta enviada esta terça-feira (30.06) ao presidente da RDC, Félix Tshisekedi, onde o rei da Bélgica escreveu:

    “Gostaria de expressar os mais profundos pesares por essas feridas do passado, cuja dor agora é reacendida pela discriminação ainda presente nas nossas sociedades”.

    Imagens de vítimas de atrocidades do colonialismo Belga.
    (DR)

    Controverso Leopoldo II

    “Na época do Estado Independente do Congo [quando este território africano era propriedade do ex-rei Leopoldo II], foram cometidos actos de violência e crueldade que ainda pesam na nossa memória colectiva”, assegurou Filipe, que reina desde 2013.

    “O período colonial que se seguiu [o do Congo Belga de 1908 a 1960] também causou sofrimento e humilhação”, acrescentou.

    O rei Filipe afirmou o compromisso de “combater todas as formas de racismo”: “Encorajo a reflexão iniciada pelo nosso parlamento para que a nossa memória seja definitivamente pacificada”, continuou.

    Por décadas, o monarca Leopoldo II é acusado por alguns activistas anticoloniais de matar milhões de congoleses.

    Príncipe discorda?

    Esta carta do rei Filipe sucede a uma declaração polémica proferida pelo seu irmão mais novo, o príncipe Laurent, que diz não acreditar que o rei Leopoldo II “tenha feito sofrer a população” da actual República Democrática Congo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema