Domingo, Abril 28, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Reforço da cooperação judicial domina agenda da Procuradora Geral da República de Moçambique

    Aspectos ligados ao reforço da cooperação judicial entre Angola e Moçambique dominaram os encontros que a Procuradora Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, manteve hoje, segunda-feira, com o seu homólogo angolano, João Maria de Sousa e os presidentes dos tribunais Constitucional, Supremo e de Contas.

    Em declarações à imprensa no termo dos encontros a magistrada moçambicana afirmou que existe uma relação de cooperação entre os dois países iniciada há muitos anos e a expectativa da sua deslocação a Angola é muito grande, visto vir colher experiencia em várias matérias judiciais.

    Beatriz Buchili, que efectua uma visita de trabalho a Angola de 6 a 13 do corrente mês, realçou que pretende reforçar a cooperação nas várias áreas, com destaque para a de instrução criminal.

    De acordo com a interlocutora, “com a abertura das fronteiras se exige uma maior preparação por parte do ministério público no combate ao crime organizado e transnacional, sendo relevante a cooperação judicial nessa área “.

    Frisou que Moçambique neste momento se depara com vários crimes organizados como raptos, tráfico de influência, droga e seres humanos, entre outros, realçando que nessas actividades pode haver cidadãos moçambicanos envolvidos e que circulam entre Angola e Moçambique.

    Apontou ainda, que em matéria judicial Angola já deu um grande avanço com a criação do quadro jurídico e Moçambique pretende neste contexto, colher experiência nesse domínio, com vista a tramitação célere dos diversos processos-crime.

    Em relação à formação de quadros no domínio judicial, Beatriz Buchili sublinhou que existe um acordo de cooperação neste domínio entre os dois países e nesta componente considerou-a de “muito boa”.

    Moçambique pretende, por outro lado, que se façam formações especificas como a abordagem de casos de branqueamento de capitais e tráfico de seres humanos e drogas.

    Por seu turno, o procurador geral da República, João Maria de Sousa, afirmou que em matéria de intercâmbio e cooperação estes encontros permitem sempre a recolha daquilo que um necessita da outra parte e cada um dos países tem os seus times.

    Realçou que Angola tem registado avanços em determinadas áreas, e enquanto a procuradoria-geral de Moçambique tem em outras e estes encontros permitem a troca de experiência para o aumento do nível de conhecimento.

    João Maria de Sousa considerou de boas as relações existentes entre Angola e Moçambique no domínio judicial, que vem se reforçando ao longo dos anos com a implementação de várias acções .

    Afirmou que actualmente Angola exerce a presidência da Associação dos Procuradores de África enquanto que Moçambique está com o secretariado-geral, facto que obriga os dois países a manterem muitos contactos.

    Beatriz Buchili vai ainda manter também um encontro com o ministro da Justiça, Rui Mangueira, e se deslocará à província de Benguela onde vai manter contactos com os Tribunais provinciais de Benguela e Lobito, assim como visitará os municípios da Baia Farta e Baía Azul. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema