Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Projectos sociais em fase de execução na comuna da Cerca no Golungo Alto

    Vários projectos de impacto social estão a ser executados na comuna da Cerca, no município do Golungo Alto, com vista a aumentar o nível de vida dos habitantes da localidade. Foi lançada a primeira pedra para a construção de uma escola e um posto de saúde financiado pelo “Bloco 15”, com o apoio da Esso Angola, projectos avaliados em 520 mil dólares.
    O administrador comunal da Cerca, António João Sebastião, realçou que o Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e Redução da Pobreza está a contribuir para a execução de vários projectos socio-económicos.  Na comuna, está a ser construída uma escola com três salas, um centro médico e duas residências para professores e enfermeiros. As novas salas ficam concluídas em Setembro e são inauguradas em Novembro deste ano.
    O empreendimento escolar vai beneficiar os bairros da Kibila, Catete Sala Cabanga e o 86.
    António Sebastião disse que estão a ser desenvolvidas acções noutros sectores, principalmente ligados à agricultura e à distribuição de energia e água potável para os moradores da Cerca e bairros periféricos.
    A falta de transportes e o mau estado das vias que ligam a comuna a outras localidades, disse, estão a dificultar o escoamento dos produtos cultivados na região e a provocar muitos problemas às famílias camponesas.
    A comuna da Cerca é produtora de laranjas, tangerinas e limões que são levados para os grandes mercados, como Ndalatando e Luanda. Muitas frutas acabam por apodrecer no campo por falta de transporte, já que muitos automobilistas recusam ir à localidade, devido ao mau estado da via.
    O administrador pediu a intervenção do Governo Provincial para melhorar as estradas, de forma a facilitara as trocas comerciais e para permitir o escoamento dos produtos. Outro problema que também preocupa a administração da Cerca tem a ver com a qualidade de água que a população consome, já que é retirada de poços e cacimbas. Para evitar doenças, as autoridades locais, distribuíram às comunidades filtros que permitem melhorar a qualidade da água.

    O administrador comunal da Cerca, António João Sebastião, referiu que apenas a população da sede comunal beneficia de água potável, as zonas rurais aguardam pela mudança da tubagem antiga.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema