Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    PR constata efeitos da seca no Curoca

    O Presidente da República, João Lourenço, constatou nesta sexta-feira os efeitos da seca na comuna do Curoca, município do Tombwa (Namibe), no quadro da visita de algumas horas a essa província do litoral sul do país, escreve a Angop.

    “Acreditamos nos resultados positivos da visita do Presidente João Lourenço à comuna do Curoca”, disse a propósito o administrador comunal, Alexandre Nyuca, salientando ter recebido orientações específicas do Estadista.

    Alexandre Nyuca disse esperar que a situação da seca na comuna do Curoca (Tombwa) seja solucionada de forma definitiva com recurso ao rio Cunene.

    O soba da comuna, António Beapé, confirmou que a região não recebe chuvas há três anos, situação que obriga os criadores de gado a ir em busca de pasto no Chongoroi, um município da vizinha província de Benguela.

    Na ocasião, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, prometeu acudir a situação por via de um programa coordenado conjuntamente pelo Governo do Namibe e a administração comunal do Curoca.

    No Namibe, o fenómeno afecta, desde Janeiro transacto, os cinco municípios da província (Moçâmedes, Bibala, Virei, Kamucuio e Tômbwa).

    O município da Bibala lidera o gráfico, com nove mil e 334 famílias afectadas, seguido pelo Kamucuio com seis mil e 167 famílias, Virei com quatro mil e 333 famílias, Moçâmedes com 4 mil e 333 famílias e o Tômbwa com duas mil e 333 famílias.

    Oitocentas e dez mil cabeças de gado bovino e um milhão e 200 mil de gado caprino e ovino também foram afectadas pela seca. Falta água e pasto para os animais.

    Para atenuar os efeitos desse fenómeno, o Executivo angolano disponibilizou, numa primeira fase, mil milhões de kwanzas para a abertura de 37 furos de água, abastecimento alimentar, assistência médica e medicamentosa.

    O programa do Executivo para a província do Namibe prevê a disponibilização de dois mil milhões de kwanzas.

    Em paralelo à jornada de trabalho do Presidente da República, a primeira dama, Ana Dias Lourenço, visitou a escola do II ciclo Welwitchia Mirabilis, da qual é madrinha.

    Na ocasião, os alunos solicitaram uma sala de informática, laboratórios de biologia, química, física e uma biblioteca.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema