Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    PR aponta sectores para cooperação Angola/Zâmbia

    Os sectores da agricultura, agro-pecuário, industria transformadora, transportes, turismo, recursos minerais e petróleos foram apontados nesta quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço como as áreas de eleição na cooperação económica entre Angola e Zâmbia.

    Ao falar para uma plateia de empresários e homens de negocio dos dois países no final de um fórum empresarial em Lusaka, no quadro da visita oficial de 48 horas que efectua a Zâmbia, o estadista angolano disse que é necessário que os dois países transformem o potencial que têm em riqueza real.

    João Lourenço referiu que existe um amplo diapasão onde os empresários em função das suas preferências, poderão eleger as áreas de investimento.

    Para que todas essas intenções se possam concretizar, o chefe de estado angolano disse ser fundamental que se cuide das infra-estruturas, com especial destaque para as rodoviárias e ferroviárias que vão funcionar como os grandes pilares sobre os quais repousarão os projectos estruturantes e outros das economias dos dois países.

    João Lourenço reputou de bastante importante o papel que os empresários jogam, particularmente, no contexto actual das economias dos países, uma oportunidade histórica para desempenharem um papel decisivo no sentido de catapultar as economias africanas para patamares equiparáveis aos dos congéneres noutras partes do mundo.

    Desejou que os empresários se tornem parceiros dos governos na base de posições construtivas que permitam que se definam políticas que favoreçam o rápido crescimento das respectivas economias.

    No primeiro dos dois dias de visita que o presidente da Republica efectua a Zâmbia, para alem desta actividade, chefiou a delegação angolanas às conversações com a parte zambiana, liderada pelo seu homologo, Edgar Lungu, para alem de manterem um encontro privado entre si.

    Homenageou também os três ex-presidentes da Zâmbia já falecidos, Frederick Chiluba, Levy Mwanawasa e Michael Chilufya Sata cujos restos mortais se encontram depositados no cemitério presidencial, que se declarou monumento nacional em 2008.

    O Chefe de Estado faz-se acompanhar da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema