Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Sonangol mantém aposta na construção de centros de investigação

    A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) reiterou a sua disposição de implementar, nos próximos tempos, o projecto sobre o Centro de Investigação e Tecnologia, destinado ao estudo e aquisição de ” know how”, no sector dos petróleos, no âmbito de um acordo firmado em 2011.

    Este acordo, de acordo com uma nota de imprensa a que Angop teve acesso nesta quarta-feira, é resultado de uma contribuição dos operadores dos diferentes blocos licitados no pré-sal angolano.

    A reafirmação ocorreu na sequência de um encontro realizado em Houston, Texas, Estados Unidos de América, entre o presidente do Conselho de Administração da concessionária nacional, Carlos Saturnino e o CEO da operadora norueguesa, Eldar Saetre, uma das contribuintes para a implementação do referido centro.

    O encontro realizado à margem da Conferência de Tecnologias Offshore (OTC) participaram também os administradores da Sonangol, Alice Sopas, Rosário Isaac e Luís Maria.

    A operadora norueguesa tomou conhecimento, durante o encontro, sobre as oportunidades de investimento existentes em blocos em que a petrolífera nacional possui interesses participativos que poderá ceder.

    A Sonangol realçou ainda o interesse de constituir parceria com a Statoil para operações conjuntas e fornecimento de assistência técnica à Sonangol Pesquisa e Produção, no âmbito da sua actividade como operadora.

    O momento foi igualmente aproveitado para a formulação de um convite no sentido de a operadora norueguesa integrar o consórcio e gás.

    A Statoil, que é detida em 67% pelo governo da Noruega, está presente em Angola desde 1991.

    Num outro encontro, a delegação da Sonangol reuniu-se com a operadora petrolífera Total, representada pelo seu CEO Patrick Pouyanné.

    Durante a reunião foi analisado o progresso alcançado nas actividades em curso, no âmbito do Memorando de Entendimento recentemente assinado entre ambas

    partes, com o propósito de se constituir uma “ joint venture” para a distribuiçãode produtos refinados e a elaboração de um contrato de assistência técnica com a Sonangol Pesquisa e Produção.

    A Total foi também informada sobre as oportunidades de investimentos nas concessões onde a Sonangol pretende ceder parte dos seus interesses participativos quer em Angola quer no exterior do país.

    A Total opera em Angola desde 1953, de acordo com a nota. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema