Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Portugal condiciona apoio no repatriamento de capitais

    Lisboa garante colaboração no repatriamento de capitais angolanos, desde que não fique prejudicada. António Costa disse isso mesmo a João Lourenço, na visita oficial do Presidente de Angola.

    O primeiro-ministro português, António Costa, prometeu a “total colaboração” de Portugal, “técnica, jurídica e fiscal”, ao repatriamento de capitais ílicitos que estejam alocados em Portugal. No entanto, ressalvou, desde que isso “não coloque em causa a estabilidade do sistema financeiro” português. “Mais do que saber onde estão colocados os depósitos, mais importante é saber quem são os titulares desses depósitos”, reforçou o chefe do governo português.

    António Costa revelou que essa posição foi transmitida e “concertada” com o Presidente da República, em que João Lourenço garantiu que um possível repatriamento de capitais e fortunas “não colocará em causa o sistema financeiro português”.

    Na declaração final, do encontro entre os dois governantes, António Costa fez questão de sublinhar que “todo dinheiro que pertence a Angola, a Angola seja contabilizado”.

    Dito de outra forma, o primeiro-ministro português deu a entender que o dinheiro transferido para Portugal possa ter entrado no sistema financeiro português e até seja pertença de investidores ou empresas lusas. Além do combate à corrupção, o retratiamento de capitais ilícitos tem sido um dos principais ‘cavalos de batalha’ na política de João Lourenço.

    O Presidente da República insiste que, até Dezembro, queria que os empresários angolanos fizessem regressar o dinheiro a Angola e começassem a investir no país.

    Recentemente, em entrevista a um semanário português, João Lourenço admitiu que essa meta estava longe de ser atingida e que, até agora, não sabia quanto dinheiro estava no estrangeiro de forma ilícita. (Valor Económico)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema