Domingo, Maio 19, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Polícia Nacional intensifica combate aos crimes financeiros

    A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deverão intensificar o combate aos delitos de corrupção e de índole financeira, que têm estado a contribuir para as dificuldades dos cidadãos.

    A informação foi avançada esta quarta-feira pelo ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, na abertura do Conselho Consultivo Alargado do sector que dirige, para quem a corporação deve ser mais contundente no combate às ilicitudes, fundamentalmente ligadas à corrupção.

    Nos últimos tempos têm sido denunciados vários ilícitos de corrupção e de índole financeira à Procuradoria-Geral da República (PGR) e os suspeitos constituído arguidos.

    No que diz respeito ao trabalho dos órgãos policiais, o ministro entende que a cooperação internacional deve ser mais explorada para combater os crimes transnacionais, através da Interpol e dos acordos bilaterais e multilaterais, de modo a permitir a recuperação dos activos financeiros no exterior.

    O governante quer também que se acelere a capacitação dos órgãos policiais para combater com rigor os crimes cibernéticos e, ao mesmo tempo, trabalhar no sentido de contribuir para a educação jurídica da população, de modo a participar mais na sua própria segurança.

    Ângelo Tavares felicitou também a Polícia Nacional, pela forma como vem reduzindo as cifras negras de registos dos crimes, augurando que os órgãos afins continuem a trabalhar no sentido dos dados estatísticos serem cada vez mais fiáveis.

    Em relação ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), notou que o órgão deve capacitar-se cada vez mais, com vista a adaptar-se e dar resposta pronta ao momento actual, que recomenda mais abertura com vista ao incentivo do investimento e do turismo.

    Entre os temas em discussão no Conselho Consultivo, que termina quinta-feira, destaque para o projecto de vídeo vigilância, que contribuirá sobremaneira para que possam ser instalados mecanismos que permitam uma maior segurança individual e colectiva.

    Participam no evento os delegados provinciais e responsáveis dos órgãos centrais do Ministério do Interior. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema