Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Parque da Mupa em perigo

    20130302102305elefanteA constante invasão do Parque Nacional da Mupa, no município do Cuvelai, Cunene, por parte das comunidades residentes nas zonas adjacentes, associada à caça furtiva, tem vindo a preocupar seriamente o Ministério do Ambiente.
    A situação levou na quinta-feira, à província, a secretária de Estado para a Biodiversidade e Conservação, Paula Francisca, para junto das autoridades locais analisar o estado actual do Parque da Mupa.
    Ontem, na companhia dos responsáveis do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, a Paula Francisca deslocou-se ao município do Cuvelai, mais concretamente ao Parque da Mupa, a 148 quilómetros da cidade de Ondjiva, para se inteirar do seu estado actual.
    Em tempos idos, o Parque da Mupa era uma das reservas mais importantes da região sul, a par do Parque do Bicuar, na vizinha província da Huíla. Nos últimos tempos, tem sido alvo de ocupações anárquicas por parte das populações, que antes viviam em áreas circunvizinhas.
    Na base destas ocupações, as comunidades camponesas e criadores de gado alegam estar à procura de melhores condições, tanto para o pasto, como para a agricultura, já que a região dispõe de terras férteis para a prática da agro-pecuária.
    Tal situação tem levado as autoridades governamentais a tomar uma série de medidas, como a fiscalização permanente do espaço geográfico do parque e combate à caça
    De acordo com uma fonte do Instituto de Desenvolvimento Florestal, a ocupação dos espaços na reserva da Mupa por parte das comunidades tem provocado a fuga massiva de animais para outras reservas, como as da vizinha República da Namíbia, onde há estabilidade e condições para a sua sobrevivência.

    Antes das ocupações, a reserva albergava uma série de espécies, como elefantes, zebras, girafas, leões, onças, búfalos, gazelas e outros mamíferos.O Parque da Mupa é a única reserva que a província do Cunene possui. A sua desflorestação e ocupação, além de pôr em causa a vida animal, também vai provocar sérias consequências à fauna e flora.

    (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Parlamentares aprovam pena máxima de oito anos para crimes de violação a menor

    Os deputados à Assembleia Nacional (AN) chegaram a consenso, esta quinta-feira, sobre a pena máxima de oito de prisão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema