Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Netanyahu ameaça Líbano e Hezbollah

    RFI | Liliana Henriques

    O Primeiro-Ministro israelita apelou o Líbano e o Hezbollah a terem cuidado com “as suas palavras e acções” depois de ambos terem acusado o Estado Hebreu de ter atacado no Domingo uma posição do Hezbollah no sul do Líbano com dois drones carregados com explosivos.

    “Tomem cuidado com o que dizem e sobretudo com o que fazem” esta foi a advertência hoje feita por Benjamin Netanyahu ao Líbano e também ao Hezbollah que prometeu uma resposta “ao primeiro acto de agressão” de Israel desde 2006, referindo-se ao ao alegado ataque há dois dias contra um dos seus bastiões no sul do Líbano, uma hipótese que levou o Presidente libanês Michel Aoun a também qualificar de “declaração de guerra” esta ocorrência que não foi reivindicada por Israel.

    Ainda ontem o chefe do governo do Estado Hebreu, cujo exército admite ter bombardeado no Sábado alvos na Síria, para supostamente impedir ataques com drones no seu território orquestrados pela força Al-Qods, unidade de elite dos guardiões da revolução iraniana, afirmou estar “disposto a defender o seu país por todos os meios necessários” face ao Irão que, na sua óptica, actua “em diversas frentes para cometer ataques mortíferos contra Israel”.

    Hoje fontes próximas do movimento xiita libanês que Israel qualifica de organização terrorista referiram que, por sua vez, o Hezbollah está a preparar uma resposta “calculada” à alegada incursão de drones israelitas sobre Beirute.

    Refira-se que já no passado, o Líbano foi palco da chamada “Guerra dos 33 dias”, um dos episódios do conflito israelo-árabe, em que o Estado Hebreu se envolveu em confrontos armados contra o Hezbollah e o exército libanês em Julho de 2006.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema