Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Mulheres da Lunda Sul incentivadas à agricultura de subsistência

    As mulheres da província da Lunda Sul são incentivadas à prática da agricultura de subsistência, mesmo que seja nos quintais das suas casas.

    A afirmação é da governadora Cândida Narciso,em entrevista à Angop, acrescentando que as autoridades locais têm passado a mensagem de que cada mulher deve, ainda que seja no seu quintal, plantar algum produto, aproveitando os terrenos férteis e água que se lhes oferece.

    “Todos precisamos cultivar um pouco que seja e aqueles que não têm muitas possibilidades que façam algo para que os seus filhos não passem fome, pois a actual situação assim exige”, sublinhou.

    Segundo a governante, que falava sobre da contribuição da mulher angolana para a diversificação da economia, a agricultura deve ser uma questão que deve ser praticada por todos, para o bem-estar das famílias e, se cultivarmos em maior escala, haverá sobre-produção e poderer-se-a ter dinheiro para ser aplicado noutros investimentos.

    As mulheres são a maioria da população angolana e isto já determina que, em termos de recursos humanos, para se dar uma volta à actual situação, as mulheres são imprescindíveis, principalmente na agricultura, onde maioritariamente ela está presente.

    Acrescentou que as mulheres precisam de assumir que têm também a capacidade de poder enveredar para outros ramos da economia, pois começam muito cedo com a economia doméstica e sabem gerir as suas casas e se transferirem isto para outras esferas da economia, vão ajudar a obter o pouco que há hoje para fazer muito.

    Por outro lado, disse que o discurso proferido pelo vice-presidente do MPLA no 6º Congresso da OMA, que decorreu de três a cinco deste mês, foi muito elucidativo e encorajador, demonstrando que homens e mulheres são iguais e devem ter todos a mesma oportunidade, pena é que as senhoras deixam-se ficar um pouco atrás.

    Sublinhou que este discurso mostrou claramente que a mulher angolana é capaz de muito mais coisas, seja na agricultura, indústria transformadora, cooperativas agrícolas e, porque não, em cooperativas de diamantes , onde o capital circulante é maior .

    “Nós somos mais solidárias e, deste modo, podemos também ajudar as nossas concidadãs, os nossos filhos e outras famílias, e podermos contribuir para a melhoria do exercício económico em Angola”, referiu. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema