Segunda-feira, Maio 6, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    MPLA pede revisão do Regimento da AN

    O presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, que a sua formação encara como desafio prioritário para o futuro, na Assembleia Nacional, o ajustamento da Legislação Parlamentar vigente.

    Virgílio de Fontes Pereira, Presidente da Bancada Parlamentar do MPLA (Foto: Pedro Parente)
    Virgílio de Fontes Pereira, Presidente da Bancada Parlamentar do MPLA (Foto: Pedro Parente)

    “O primeiro desafio, na opinião do Grupo Parlamentar do MPLA, é o de promover o ajustamento da Legislação Parlamentar, começando pela concretização da revisão do Regimento da Assembleia Nacional”, adiantou.

    Segundo o líder parlamentar, que falava à imprensa, à margem do acto de encerramento da II Sessão Legislativa da III Legislatura, é imperiosa a revisão do Regimento e, por arrastamento, da principal legislação que dá suporte à actividade e organização do órgão.

    No entender de Virgílio de Fontes Pereira, assa revisão deve ser extensiva à Lei Orgânica, ao estatuto do deputado, sistema remuneratório, legislação sobre a ética e decoro, para que toda legislação esteja conformada às novas exigências.

    “Somos o Grupo Parlamentar que representa o partido maioritário, somos o suporte do Executivo e por isso, um outro desafio tem a ver com uma maior afinação da nossa actividade no suporte às iniciativas do Executivo”, avançou.

    Para o efeito, disse ser necessário que os deputados do MPLA estejam cada vez mais capacitados para apoiar as iniciativas do Executivo, que está a realizar o programa do MPLA.

    Em relação aos constrangimentos registados na II Sessão Legislativa, sobretudo à transmissão em directo das sessões parlamentares, esclareceu que tem havido má interpretação em relação ao estipulado no Regimento, em relação ao tema.

    “O que a Lei diz é que as sessões parlamentares são públicas e serem públicas significa que pode ter gente a assistir e o que se passa na Assembleia pode ser transmitido em deferido, para o público tomar dela conhecimento”.

    “A Lei não diz que as transmissões devem ser realizadas em directo”, comentou o deputado.

    Ainda assim, lembrou que está em estudo um formato definitivo, para ver as formas e os procedimentos a adoptar para as transmissões.

    Quanto à suposta inflexibilidade dos deputados do MPLA às iniciativas legislativas da oposição, argumentou que é um falso problema, pois as mesmas “são apresentadas de modo a comportar diplomas mal preparados do ponto de vista técnico”.

    “Esta é a nossa avaliação. A avaliação técnica que normalmente é feita às iniciativas da oposição leva-nos a não aprovar, por acharmos insuficiente e nalgumas vezes contendo mesmo normas inconstitucionais, como foi o caso da iniciativa ligada aos Fundos e a do Poder Local”, declarou.

    Virgílio de Fontes Pereira respondeu também a questão dos assistentes para os deputados e apontou a falta de recursos financeiros como argumento para a não contratação desses técnicos, até ao momento, para assessoria.

    “Nos termos da Lei se prevê a atribuição dos assistentes aos deputados. O problema é que neste momento, por razões orçamentais e físicas, não temos condições de atribuir neste momento assistentes aos 220 deputados”.

    “Não há orçamento que suporte essa medida. Está a fazer-se diligências que possam melhorar essa rubrica. Enquanto não se resolver, não é possível”, concluiu. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema