Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Moxico: MPLA promete reabilitar antiga hospedaria de Agostinho Neto

    A antiga casa onde se hospedava o primeiro presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, será reabilitada a partir deste mês, para sua conservação e valorizar o papel desempenhado no histórico processo da Luta de Libertação Nacional.

    A garantia foi dada nesta sexta-feira pelo primeiro secretário provincial do MPLA no Moxico, Gonçalves Muandumba, aos militantes do partido e autoridades tradicionais do bairro, durante uma visita de constatação efectuada ao edifício, parcialmente danificado e abandonado.

    Na ocasião, o partidário manifestou o desejo de ver as infraestruturas do edifício, também conhecido por “casa museu”, totalmente reabilitadas e transforma-lás num espaço para a realização dos debates políticos.

    Gonçalves Muandumba prevê igualmente requalificar o recinto com equipamentos de lazer para a ocupação dos tempos livres da juventude, de forma a recuperar a mística do bairro mais “famoso” e populoso da cidade do Luena.

    Para o efeito, o dirigente político orientou os responsáveis do sector das obras públicas e infra-estruturas no sentido de fazer o levantamento do estado de degradação do imóvel e iniciar com as obras, o mais rápido possível, para permitir acolher a reunião do Comité de Acção do Partido (CAP – Mandembué), prevista para o final deste mês.

    De construção definitiva, a casa de chapa de zinco, que comporta dois quartos, uma sala, cozinha e um vasto quintal coberto por mangueiras, foi o bastião de António Agostinho Neto, por constituir na década de 70 o local da sua hospedagem sempre que visitasse a província do Moxico. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema