Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Moçambique: Renamo acusa polícia de deter delegado do partido “por razões meramente políticas”

    A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, acusou hoje a polícia de deter o delegado político do partido no distrito de Angoche, norte de Moçambique, por “razões meramente políticas”, exigindo a sua libertação.

    Em declarações à Lusa, o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Fernando Mazanga, afirmou que a Força de Intervenção Rápida (FIR), polícia antimotim moçambicana, levou na segunda-feira o delegado da RENAMO em Angoche, província da Nampula, identificado apenas por Aínga, para o comando da polícia local, onde permanece até hoje.

    “O que aconteceu é que o chefe do posto administrativo de Sangahoje, Adelino Wachapo, que dizem ser secretário da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique, no poder), tentou impedir a realização de um comício da Renamo e foi empurrado. O comício aconteceu, mas depois apareceu a FIR no local onde a delegação da Renamo descansava e levou o nosso delegado”, disse Fernando Mazanga.

    Para a Renamo, a atuação do chefe do posto administrativo de Sangahoje é uma intromissão na atividade dos partidos políticos e uma violação das normas de funcionamento do Estado.

    “Ele, na qualidade de chefe de posto, deve estar ao serviço de todos e não agir em benefício deste ou daquele partido”, defendeu Fernando Mazanga.

    O porta-voz do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula confirmou a detenção, mas apontou razões “de foro criminal” e rejeitou motivações políticas para a intervenção policial.

    Em declarações à Lusa, João Dina disse que o delegado político da Renamo “agrediu com alguma gravidade” o chefe de posto de Sangahoje.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema