Domingo, Maio 19, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Moçambique preocupado com situação de mineiros na África do Sul

    Com a greve a durar há mais de mês e meio, o Ministério do Trabalho receia pela degradação social da vida dos cerca de nove mil mineiros que podem estar a trabalhar nas minas em greve, algumas das quais, ameaçam com despedimentos massivos, que a acontecer, vão obrigar a que milhares de moçambicanos regressem a casa de forma compulsiva.

    Adelino Muchanga o delegado do Ministério do Trabalho na África do Sul disse que os trabalhadores moçambicanos nas minas em greve “estão bastante afectados com esta situação”.

    “Eles não têm salários desde então e são obrigados a se desenrascarem para manter as suas contas em dia,” disse.

    “ É preciso realçar que parte dos mineiros vive fora das companhias em casas de renda e quanto mais a greve durar, a situação tende a ficar degradante,” acrescentou.

    Muchanga diz haver planos de apoios na medida do necessário, mas tudo emperra pelo facto dos moçambicanos serem obrigados a aderirem ás greves, por uma questão de solidariedade, sob o risco de serem conotados como traidores.

    “Temos estado em contactos com os trabalhadores e tentamos persuadi-los a regressarem a Moçambique para esperarem até que a situação melhore, mas esta situação emperra na medida em que eles são obrigados a aderir as manifestações, por uma questão de solidariedade com a causa, pois, caso contrário, quando a situação terminar serão conotados como traidores”, disse Muchanga.

    Ainda não se conhece o número preciso dos moçambicanos no centro da greve, mas sabe que parte dos 12 mil trabalhadores despedidos recentemente pela Anglo Platinum, são Moçambicanos.

    FONTE:Voa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema