Sexta-feira, Maio 31, 2024
32 C
Lisboa
More

    Moçambique: Governo e Renamo finalizam acordo para reintegrar antigos guerrilheiros

    O governo moçambicano e a Renamo estão a finalizar um acordo para o desarmamento, desmobilização e reintegração dos combatentes deste movimento armado nas forças de defesa e segurança, afirmou o presidente Filipe Nyusi.

    O chefe de Estado adiantou durante uma palestra sobre o tema “Promoção da paz sustentável, democracia e desenvolvimento inclusivo em Moçambique” no Instituto Real de Relações Internacionais (Chatham House), em Londres, que as negociações com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, estão a dar frutos.

    “Conseguimos encetar um diálogo com o presidente da Renamo e através de contactos temos estado a construir confiança mútua, que até ao momento ajudou o nosso país a parar com a violência, mesmo que tenha sido localizada”, saudou.

    Agradecendo o contributo do apoio e cooperação internacional para a pacificação, citou o acordo sobre a revisão para o aprofundamento da descentralização que prevê a eleição de governadores provinciais a partir de 2019.

    “Através da busca de soluções em relação aos nossos diferendos e contestações, alcançamos consensos em matéria de descentralização e estamos prestes a finalizar os assuntos relativos a desarmamento, desmobilização e reintegração dos combatentes da Renamo”, adiantou.

    Nyusi revelou que “uma das formas que se pretende encontrar é a representatividade relativa nas forças de defesa e segurança, conscientes de que mais de 60% dos seus membros não são produto do acordo de paz de 1992”.

    Porém, mostrou-se determinado em encontrar um consenso, já que “o que se pretende do processo de diálogo é a paz efectiva, duradoura e sustentada, estabilidade política como uma plataforma para o desenvolvimento económico inclusivo de Moçambique”.

    Filipe Nyusi chegou na manhã de hoje à cidade de Londres, onde vai participar na Cimeira bianual de chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, que inicia quinta-feira.

    Integram a organização 53 países. Moçambique aderiu a Commonwealth em 1995. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Israel intensifica ofensiva em Rafah após tomar corredor entre Gaza e Egito

    Moradores de Rafah relataram nesta quinta-feira (30) novos bombardeios e combates na cidade, localizada no sul da Faixa de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema