Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Mirex Desmente informação sobre concurso público

    Luanda – A Direcção de Comunicação Institucional e de Informação do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) desmentiu sexta-feira, a informação veiculada por alguns órgãos de comunicação social sobre a realização de concurso público para o recrutamento de pessoal para instituição.

    Edifício do MIREX (Foto: Clemente Santos)
    Edifício do MIREX (Foto: Clemente Santos)

    “Os governos de Angola e de Cuba assinaram, a 15 de Novembro de 1975, o acordo em que se estabeleceu o vínculo diplomático entre os dois países, cuja data é um símbolo da indestrutível amizade entre ambas as nações”, refere um comunicado do Mirex cedido hoje à Angop.

    Sublinha que a solidariedade, internacionalismo, amizade, cooperação, humanidade, heroísmo e irmandade são os principais preceitos que têm caracterizado a cada momento o desenvolvimento das relações entre os dois países.

    “Depois da proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, Angola e Cuba assinaram o primeiro convénio de cooperação bilateral, em Fevereiro de 1976, do domínio da saúde, trazendo para o país, muitos profissionais cubanos do ramo da medicina”, lê-se no documento.

    O segundo convénio foi o da educação, que mobilizou milhares de professores cubanos para prestarem serviço em Angola, acrescenta o comunicado de imprensa.

    Lembra que com o reforço da cooperação bilateral, visando maior contributo ao desenvolvimento de Angola, foram assinados outros acordos nos domínios da cultura, dos desportos, da indústria, da construção civil e obras públicas, dos transportes marítimos, das pescas, da geologia de minas, dos petróleos, do turismo, da rádio e televisão, entre outras áreas de vital importância para o país.

    No comunicado, o Mirex aprecia que as relações entre Angola e Cuba têm sido profícuas e com benefícios recíprocos, mantendo a mesma vitalidade desde que elas foram estabelecidas (15 de Novembro de 1975) e consideram-se, igualmente, de “excelentes” e de “irmandade”.

    Angola e Cuba têm reiterado a sua vontade de continuar a fortalecer os laços históricos de irmandade e cooperação bilateral, respeitando os princípios do direito internacional e da reciprocidade de vantagens, sublinha o comunicado.

    No plano internacional, o documento precisa que Angola tem vindo a apelar ao fim do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba, imposto pelos EUA há mais de 50 anos.

    Esta acção que, constitui uma violação flagrante dos direitos do homem, tem vindo a condicionar a vida de milhões de seres humanos, acentua o Mirex. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema