Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Militares tomam o poder no Mali

    Militares malianos tomaram o poder, na madrugada de hoje, quinta-feira, ao fim de várias horas de combates, dissolveram as instituições e decretaram um recolher obrigatório.

    Por volta das 04H00 locais, militares uniformizados apareceram na televisão nacional, que já ocupavam desde quarta-feira, e anunciaram ter posto fim “ao regime incompetente” do presidente Amadou Toumani Touré e dissolvido “todas as instituições”, suspenso a constituição e decretado um recolher obrigatório.

    O porta-voz dos amotinados, o tenente Amadou Konaré, justificou a acção pela “incapacidade” do governo do presidente Amadou Toumani Touré “de gerir a crise no norte do nosso país”, face às acções da rebelião tuaregue e às actividades de grupos islamistas armados.

    Um Comité Nacional para o Restabelecimento da Democracia e a Restauração do Estado (CNRDRE) assume, actualmente, o poder, à frente do qual se contra o capitão Amadou Sanogo.

    Numa declaração pública, o Comité compromete-se “solenemente” em restaurar o poder civil e formar um governo de unidade nacional.

    Este golpe de Estado vem suspender o processo de preparação das eleições presidenciais, marcadas para 29 de Abril próximo.

    Fonte: RFI

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema