Viana – O Ministro da Administração do Território (MAT), Bornito de Sousa, constatou hoje, no município de Viana, Luanda, que o Processo de Registo e Actualização Eleitoral decorre de forma positiva no distrito.
Momentos após à visita que efectuou as brigadas de registo eleitoral na área, o Governante manifestou-se satisfeito com curso dos trabalhos, ao referir que os brigadistas estão empenhados afincadamente nas tarefas a estes atribuídas.
“Podemos constatar que no geral o processo decorre de forma satisfatória, estamos a sentir já alguma pressão que é característica dos últimos dias, o registo termina no dia 15 de Abril e queremos aproveitar a oportunidade para apelar aos jovens para não deixem tudo para o último dia” referiu Bornito de Sousa.
Lembrou que no dia quinze do corrente mês encerra o registo eleitoral. “Não haverá prorrogação, queremos evitar situações que podem ocorrer de pessoas que não fazem a actualização e depois encontrar dificuldades no dia da votação”.
Bornito de Sousa esclareceu que “se não fizerem a actualização não escolhem o local onde vão votar, mesmo aqueles que tenham votado em 2008, se calhar o local onde votaram já não existe, ao exemplificar que “alguns votaram em tendas” que já não existem.
O Ministro da Administração Do Território, apelou aos cidadãos que ainda não fizeram o registo “pela primeira vez, ou que tendo já feito o registo antes, não escolheram o seu local de votação, que se dirijam ainda aos locais onde se encontram as brigadas de registo para que possam superar esta situação”.
Ao pronunciar-se sobre os passos a seguir depois deste etapa, explicou que “depois do processo de registo no dia quinze de Abril, seguir-se-a à fase de organização e confirmação de dados, acrescentando que primeiro “temos que recolher os dados de todos os municípios de Angola e posteriormente introduzi-los na base central”.
O Ministro Bornito de Sousa, aproveitou a ocasião, para reunir-se no anfiteatro da casa da juventude, com a classe juvenil da área com os quais abordou questões atinentes ao processo.
A Missão visitou também as brigadas de registo eleitoral situadas no bairro da Caop B, na povoação do Vai e Volta, Bairro Zango e na Casa da Juventude.