Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Manifestantes incendeiam fábricas chinesas no Vietname

    (D.R)
    (D.R)

    Manifestantes incendiaram mais de uma dezena de fábricas de empresas chinesas no Vietname, em reação à instalação de uma plataforma petrolífera por parte de Pequim em águas disputadas, informou hoje a imprensa oficial chinesa.

    Trabalhadores saquearam bens e atacaram escritórios numa rara vaga de revolta popular na terça-feira no país comunista, que autorizou a realização de manifestações massivas contra a China no fim de semana.

    Não foram registados feridos ou mortos.

    O alvo dos manifestantes foram empresas manufatureiras detidas ou administradas por chineses, bem como trabalhadores chineses na província de Binh Duong, indicou hoje o Parque Industrial Vietname-Singapura, em comunicado citado pela AFP.

    Milhares de trabalhadores saíram para as ruas na terça-feira, tendo um pequeno grupo atacado seguranças e gestores antes de incendiarem pelo menos 15 fábricas, informou o portal estatal VNExpress.

    Vídeos e imagens publicadas em blogues de dissidents mostram milhares de trabalhadores, muitos dos quais com bandeiras do Vietname, a destruírem portões de fábricas e a invadirem os complexos, causando danos significativos nas propriedades.

    Empresas de Taiwan, do Japão e da Coreia do Sul fecharam as suas fábricas, dando folga aos seus funcionários, tendo hasteado bandeiras do Vietname no exterior, na tentativa de travar os manifestantes, acrescenta o mesmo portal, citado pela agência AFP.

    O Ministério da Segurança Pública do Vietname destacou unidades de polícia antimotim para o local.

    A China e o Vietname mantém uma antiga disputa territorial no Mar do Sul da China por causa das ilhas Paracel e Spratly, cuja soberania é reivindicada por ambos.

    Desde que Pequim decidiu instalar uma plataforma em águas profundas da zona alvo da contenda, têm-se verificado vários incidentes envolvendo navios dos dois países.

    Os protestos anti-China no Vietname têm-se multiplicado: só no domingo reuniram-se em Hanoi pelo menos mil manifestantes, o mesmo número registado em Ho Chi Minh. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema