Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Machete pede a políticos respeito “pelos sacrifícios” de portugueses

    (LUSA)
    (LUSA)

    O ministro dos Negócios Estrangeiros apela à “classe política”, na mensagem de natal divulgada hoje, para que garanta o “escrupuloso respeito pelos sacrifícios feitos pelos portugueses” no “caminho de consolidação” que o país tem “pela frente”.

    Na mensagem, enviada à agência Lusa, Rui Machete afirma: “Reconquistámos a nossa autonomia, recuperámos a nossa credibilidade e começamos já a vislumbrar um futuro mais promissor.”

    Na missiva, o ministro presta “tributo” aos portugueses radicados no estrangeiro e ao seu “exemplo de coragem, de mérito e de abnegação”, bem como ao seu contributo “para o progresso e para a projeção internacional” do país e da língua portuguesa.

    “Nos últimos anos, o nosso país atravessou um período de severas restrições, perante a grave crise com que nos defrontámos”, reconhece, assinalando, porém, que os portugueses conseguiram “superar” as “dificuldades”.

    Sobre o atual contexto mundial, o chefe da diplomacia nota uma “grande complexidade e incerteza, com conflitos e ameaças” que se pensava “já ultrapassados”, exemplificando com o que se passa na Ucrânia, na Síria e no Iraque.

    Denunciando “novas formas de ataque e violação dos direitos fundamentais, com recurso a métodos bárbaros e impiedosos”, Machete diz acreditar “que a comunidade internacional saberá responder de forma eficaz” aos desafios.

    “Todos eles desafiam os valores universais que são partilhados por povos de diferentes continentes e culturas, colocando em risco as conquistas civilizacionais do respeito pela pessoa humana e seus direitos indeclináveis”, realça.

    Portugal — garante o ministro — manterá a “vocação universalista e de abertura a todos os povos”, privilegiando “o diálogo e a defesa intransigente da dignidade da pessoa humana”.

    Recordando que, a partir de 01 de janeiro, Portugal assumirá funções como membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Rui Machete sublinha que a eleição resultou “de um intenso trabalho da diplomacia portuguesa”.

    Por isso, dirige “uma palavra de reconhecimento aos diplomatas e aos trabalhadores dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros”. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema