Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Lulas da Paixão quer troca de experiência entre nova geração e mais experimentados do semba

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – O músico e compositor Lulas da Paixão considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, ser necessário a troca de experiência entre a nova geração de sembistas e os mais experimentados no sentido haver entrega do testemunho deste estilo que tem representado a cultura nacional dentro e fora de Angola.

    Em entrevista à Angop a propósito do surgimento de novos valores no estilo Semba e da formação artística, Lulas da Paixão acresceu que os mais novos não devem ter complexos em contactar os mais velhos quando querem uma composição musical ou ensinamentos para a interpretação em língua nacional.

    Segundo o compositor, o semba deve ser salvaguardado pelo valor que representa na história da música e política de Angola, razão pela qual os jovens devem saber com propriedade o valor e origens do Semba.

    “É preciso que a juventude mostre o seu interesse por este estilo, de formas a preservar este ritmo que é património nacional“, disse.

    Lulas da Paixão considerou que o ritmo esteve nos últimos anos pouco representado por novos valores, mas que hoje o quadro mudou, tendo, mesmo nas mãos da nova geração, bons executores,

    O músico realçou que os mais velhos devem estar disponíveis para oferecer todo o seu saber aos jovens, de mesmo modo que os novos valores devem solicitar aos mais antigos na matéria para aumentar os seus conhecimentos.

    Para o artista, o Semba é parte da cultura angolana, por este motivo é necessário que a história deste ritmo musical seja conhecido e valorizado, de formas a que no futuro as novas gerações conheçam a trajectória deste que é considerado o ícone da música nacional.

    Compositor e artista angolano, Lulas da Paixão, nome artístico de Sebastião Paulo, nasceu a 11 de Novembro de 1946, na Ilha do Cabo, em Luanda.

    Em 1957, começou a sua carreira artística como vocalista do grupo A Caravana. A sua grande projecção deu-se em 1968, quando actuou, com o extinto grupo Musangola, no projecto musical/cultural “Kutonoka”. (portalangop.co.ao)

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema